Em 17/06/2016 07h46 , atualizado em 17/06/2016 07h49

Edital da 2ª edição do Fies 2016 já pode ser conferido

Notícias

Documento não apresenta informações sobre distribuição das vagas e prioridades de áreas. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17 de junho, o Edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2016. 

Confira o Edital

O documento apresenta o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo, que receberá inscrições em uma única etapa, no período de 24 a 29 de junho, exclusivamente pela internet. 

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), em coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, a estimativa é de que 75 mil vagas sejam ofertadas. A consulta de vagas será disponibilizada na terça-feira, 21, no portal do Fies.

Na ocasião, o novo ministro da Educação, Mendonça Filho, negou mudanças na distribuição de vagas e confirmou a manutenção dos cursos de Engenharias, Licenciaturas e de Saúde como prioritários, contudo, o Edital não apresenta essas informações.

Inscrições

Poderão se inscrever no Fies 2016/2 os estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Até a última edição, o teto era de 2,5 salários mínimos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eles deverão escolher apenas um curso e turno, contudo, a opção pode ser alterada ou cancelada durante o período de inscrição. Os inscritos serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem. Os estudantes que não tenham concluído o ensino superior terão prioridade.

Resultado

A divulgação do resultado está prevista para 30 de junho. Os pré-selecionados deverão acessar o Sisfies de 1º a 4 de julho e concluir sua inscrição para contratação do financiamento. 

Além disso, eles precisam validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até 10 dias e comparecer a um agente financeiro em até 20 dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da conclusão da sua inscrição. 

Os estudantes não pré-selecionados na chamada única constarão de lista de espera a ser utilizada para fins de preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Neste caso, a pré-seleção ocorrerá até 10 de agosto.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES