As inscrições para a segunda edição de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram abertas nesta sexta-feira, 24 de junho. São 75 mil vagas exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O prazo se encerra em 29 de junho e as inscrições são gratuitas.
O Fies 2016/2 estava com o início previsto para 14 de junho, mas com a mudança de Governo, que resultou na alteração de ministro, além das restrições orçamentárias, o prazo foi adiado. O Ministério da Educação (MEC) chegou a desmentir uma possível interrupção na oferta para o segundo semestre.
Para participar do Fies, o candidato deve ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação do Enem. A renda média mensal exigida foi ampliada de 2,5 salários mínimos para três salários mínimos. Com o aumento no patamar dos rendimentos, a expectativa é que mais estudantes se inscrevam.
Prioridades
Os cursos prioritários estabelecidos pelo MEC são das áreas de Engenharia, Saúde e Formação de Professores, os quais representam 60% da oferta para o segundo semestre de 2016, 10% a menos do que a primeira edição deste ano. As demais graduações contam com um aumento de 30% para 40% das vagas disponíves.
A segunda edição do Fies 2016 possui um crescimento de 45% para 50% na oferta para a área de Saúde; de 35% para 40% nas Engenharias, enquanto Licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior sofreram queda de 10% devido a baixa procura por tais cursos, o que estava resultando em uma grande ociosidade das vagas.
Acompanhamento
O candidato poderá acompanhar a nota de corte, pontuação mínima exigida para cada curso, a partir do segundo dia de inscrições. Com base nesse dado, o participante pode optar pela troca de curso até o dia 29 de junho.
Resultado
Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados em 30 de junho. Os convocados terão entre 1º e 4 de julho para a conclusão do cadastro no SisFies.
A Lista de Espera também será divulgada em 30 de junho. As instituições terão entre 4 de julho a 10 de agosto para convocar tais estudantes.
Por conta da alteração no calendário escolar do Rio de Janeiro, em decorrência das Olimpíadas, o prazo ficará suspenso para os pré-selecionados no município entre 5 e 22 de agosto.
Mais informações no Edital do Fies 2016/2.