Pronatec vai oferecer quase 2 milhões de vagas em 2016

Oportunidades se dividem em cursos de qualificação profissional e cursos técnicos.
Em 09/03/2016 13h33 , atualizado em 09/03/2016 15h16 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai oferecer quase dois milhões de vagas para a edição de 2016. Destas, 1,627 milhão são para cursos de qualificação profissional e outras 372 mil para cursos técnicos de maior duração. 

Entenda o Pronatec

Neste ano, além do crescimento na oferta, que passou de 1,3 milhão para quase dois milhões, o Pronatec firmou uma parceria com as chamadas instituições do Sistema S (Senac, Senai, Senat, Senar e Sebrae) para possibilitar o aumento no número de vagas oferecidas. As demais oportunidades estão distribuídas em institutos federais e escolas municipais e estaduais. 

Os cursos oferecidos são gratuitos e o estudante ainda ganha o uniforme, o material das aulas práticas e livros, além de auxílio alimentação e transporte. 

O programa mantém em 2016 o Pronatec EJA, modalidade voltada para jovens e adultos que por algum motivo abandonaram os estudos e pretendem voltar com foco no ensino profissionalizante. 

Outra possibilidade oferecida pelo programa é o e-Pronatec. A modalidade oferece ao estudante o uso de plataformas digitais, animações, simuladores e outros meios ligados ao estudo na internet e na TV Escola. Esta oferta é majoritariamente vinculada aos institutos federais e instituições do Sistema S. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Pronatec

Criado em 2011, o programa tem como objetivo oferecer aos estudantes um ensino profissionalizante de forma gratuita. O Pronatec conta com duas modalidades de formação, sendo os cursos de qualificação profissional de curta duração (de dois a seis meses), assim como os cursos técnicos (de um ano e meio a dois anos). 

A oferta do Pronatec é voltada para comércio, indústria, agricultura e transportes. Dos participantes, 70% é composto por jovens com até 29 anos, sendo 60% constituído de mulheres e o nordeste é a região com a maior procura. 

Sisutec

Um percentual das vagas do Pronatec é preenchido por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a ferramenta utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o preenchimento das oportunidades dos cursos técnicos.

Por Lorraine Vilela
com informações do Ministério da Educação