Inscrições para o Enem 2016 chegam ao fim nesta sexta-feira (20)

Candidatos podem se inscrever até as 23h59. Taxa de R$ 68 será recebida até as 21h59 do dia 25.
Em 20/05/2016 00h01 , atualizado em 18/07/2022 15h10 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os interessados em participar do maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devem se apressar. O prazo para inscrições na edição 2016 acaba às 23h59 desta sexta-feira, 20 de maio, sem possibilidades de prorrogação.

Tire suas dúvidas sobre as inscrições do Enem 2016

Até as 18h de ontem, 19, o número de inscritos chegava a 6.818.563. A estimativa é de que 8 milhões de inscrições sejam realizadas até o encerramento do prazo, sendo 2,2 milhões de estudantes que estão no último ano do ensino médio. 

Como se inscrever

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site do Enem, através do número do CPF e data de nascimento. Em seguida, eles precisam informar dados pessoais, meios de contato, necessidade ou não de atendimento específico/especializado e indicar uma língua estrangeira, município para realização das provas, situação de conclusão do ensino médio e se desejam participar do Exame para obter o diploma de ensino médio.

Também será necessário criar uma senha de acesso, além de pergunta e resposta de segurança, e responder o questionário socioeconômico. Ao final da inscrição, é gerado um boleto da taxa de R$ 68, que deve ser paga até as 21h59 de quarta-feira, 25, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. As opções podem ser alteradas somente até as 23h59. 

Vale ressaltar que a inscrição será confirmada apenas após o processamento do pagamento da taxa de inscrição ou aprovação da declaração de carência, no caso dos participantes isentos. A situação pode ser conferida individualmente na página do participante. O status “inscrição pendente” aparece quando o pagamento não foi realizado ou processado pelo banco ou quando a solicitação de isenção está em análise.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em 1.716 municípios. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente, mas o início das provas está previsto somente para as 13h30.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. 

O Cartão de Confirmação da Inscrição continuará sendo disponibilizado apenas pela internet. Nesta edição, além de porta objetos e detectores de metais, também haverá coleta dos dados biométricos dos participantes como medida de segurança.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Já a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada.

Finalidade

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas ao longo do ano, até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2016 ou pelo telefone 0800-616161.