Whatsapp
Em 20/05/2016 18h06 , atualizado em 30/05/2016 12h15

Fiz minha inscrição no Enem 2016. E agora?

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Organizar-se, estudar, treinar, escrever e revisar são ótimas pedidas a partir desse momento Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

Durante 11 dias, estudantes e egressos do ensino médio puderam fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Conforme os números liberados pelo Ministério da Educação, 9,2 milhões de candidatos se inscreveram. E agora, o que fazer?

Organizar-se

Antes de tudo, é necessário estabelecer uma rotina de estudos. A ideia é analisar a disponibilidade de tempo, fazer um cronograma semanal, concentrar todo o material de estudos em um só lugar, cumprir  o plano de estudos de segunda a sexta-feira, entre outras ações. Veja mais dicas

Estudar

Faltam pouco mais de cinco meses para as provas do Enem 2016. Isso significa que há prazo mais do que suficiente para estudar o conteúdo que vai cair. Para quem já estudou, mas ainda tem dúvida em relação a alguma matéria, como por exemplo, Biologia ou Matemática, ou a tema específico, é só fazer a busca aqui no Brasil Escola. O leque de assuntos é bem extenso.

Treinar

Ler a teoria é importante, é claro, mas é na prática que você realmente treinará para as provas do Enem. Lembre-se: são 180 questões objetivas de matérias do ensino médio. Então, para ficar afiado, a recomendação é fazer este simulado. Ele está divido em disciplinas. Em cada uma delas, estão listados alguns dos ramos mais importantes de cada uma delas. Por exemplo, Física está dividido em Óptica, Mecânica, Movimento Ondulatório, Calor e Termodinâmica, etc. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira como estes jovens se prepararam para o Enem

Escrever

Nota mil. Essa pode ser a sua pontuação na redação. Para isso, vale a pena dedicar um tempo por dia ou, pelo menos, por semana, para redigir textos argumentativos. Fique atento: a redação do Enem possui algumas particularidades. Veja detalhes

Revisar

Às vésperas das provas do Enem, é interessante revisar os conteúdos que costumam ser mais cobrados. Mas também vale a pena dar atenção especial àquelas matérias que geram mais dificuldade. Podem ser as fórmulas de Física ou as de Matemática. Ou ainda as regras de Gramática. 

Relacionados
Saiba como é composto o Enem e as características das provas objetivas e de redação.
Mais de 6 milhões de candidatos já se inscreveram no Enem 2016. Se você não é um deles, chegou a hora de “apertar o passo”. O prazo acaba amanhã, 20.
A aula “5 meses para o Enem – Planejamento de Estudos” será transmitida ao vivo no dia 1º de junho, a partir das 20h
Estudantes explicam como usaram a nota do Enem para estudar em Portugal e como é a rotina nas universidades portuguesas.
O MEC divulgou na tarde de hoje (30) que o Enem 2016 registrou 8,6 milhões de inscrições confirmadas até o momento.
O Enem 2016 registrou mais de 9,2 milhões de inscritos, número superior a 2015, mas que ainda não atingiu o recorde de 2014.
Participantes do Enem 2016 já podem instalar o aplicativo desenvolvido pelo MEC, em parceria com o Inep, em seus smartphones e tablets.
O prazo para pagamento do Enem 2016 acaba às 21h59 desta quarta-feira (25). Taxa de R$ 68 pode ser paga em bancos, lotéricas e Correios.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES