Consulta de vagas do Fies 2016/2 já está disponível

São oferecidas 75 mil oportunidades. Inscrições serão feitas de 24 a 29 de junho.
Em 21/06/2016 18h34 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As 75 mil vagas oferecidas na segunda edição de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já estão disponíveis para consulta. As inscrições começam na próxima sexta-feira (24) e seguem até 29 de junho. 

Confira as vagas do Fies

Exigências

As vagas são destinadas aos candidatos que tenham participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, cuja média das provas seja igual ou superior a 450 pontos e a nota da redação acima de zero.  

A renda média mensal exigida sofreu uma alteração nesta edição. O valor subiu de 2,5 salários mínimos para três salários mínimos. A medida tem como objetivo ampliar o atendimento do financiamento para mais famílias. 

Oferta

A nova edição do Fies permanece com a prioridade na oferta para os cursos de Engenharia, Saúde e Formação de Professores. No entanto, o Ministério da Educação redefiniu a ordem de distribuição das vagas com o objetivo de evitar a ociosidade das oportunidades, já que o primeiro semestre registrou mais de 110 mil postos sem preenchimento, sendo a maioria de licenciatura

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Fies 2016/2, as áreas prioritárias representam 60% da oferta, 10% a menos do que o estabelecido no primeiro semestre deste ano. Os demais cursos contam com um crescimento de 30% para 40% das oportunidades do fundo. 

Entre os cursos prioritários, o MEC determinou o aumento de 45% para 50% de vagas disponíveis para a área de Saúde, assim como Engenharia conta com um crescimento de 35% para 40% das oportunidades. Para Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior a queda foi de 10% na oferta. 

Resultado

Os pré-selecionados serão conhecidos em 30 de junho. Os convocados deverão concluir a inscrição no SisFies de 1º a 4 de julho. 

A adesão à lista de espera também será feita em 30 de junho. As chamadas serão feitas de 4 de julho a 10 de agosto.

Mais informações no Edital.