Inscrições do Fies 2016/2 chegam ao fim nesta quarta-feira (29)

O resultado será publicado amanhã (30). São oferecidas 75 mil vagas.
Em 29/06/2016 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições da segunda edição de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) chegam ao fim nesta quarta-feira, 29 de junho. São oferecidas 75 mil vagas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010. 

Faça sua inscrição

Entenda o Fies

Para concorrer às oportunidades, o candidato precisa ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação do exame. Além disso, a renda média mensal necessária subiu de 2,5 salários-mínimos para três salários-mínimos

As notas de corte, pontuações mínimas para cada curso, podem ser acompanhadas à meia-noite de cada dia de inscrição. Com a conhecimento da sua posição, o candidato pode escolher pela troca de graduação até às 23h59 de hoje (29). 

Balanço

O início das inscrições estava previsto para 14 de junho. No entanto, a mudança no Ministério e as restrições orçamentárias fizeram com que o prazo fosse adiado para 24 seguinte. 

O balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no início da noite da última terça-feira (28), mostrou que esta edição havia alcançado até o horário 213.501 inscritos. 

Prioridades

Desde a última edição, o Fies possui uma prioridade na oferta para algumas áreas profissionais. Contam com maior número de vagas os cursos de Engenharia, Saúde e Formação de Professores. No entanto, a reserva de 70% do primeiro semestre caiu para 60% neste segundo. As demais graduações foram beneficiadas com um aumento de 30% para 40% das oportunidades. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre os cursos prioritários, a área de Saúde apresentou um crescimento de 45% para 50% da oferta, enquanto Engenharia contou com um aumento de 35% para 40% das oportunidades. Já as Licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior registraram uma queda de 10% dos postos devido à pouca procura, o que estava resultando na ociosidade de financiamentos nas instituições

Resultado

Os pré-selecionados serão conhecidos amanhã (30). Os convocados terão entre 1º e 4 de julho para a conclusão do cadastro no SisFies e a comprovação das informações. 

A Lista de Espera também será divulgada amanhã (30). As instituições terão de 4 de julho a 10 de agosto para convocar os estudantes. 

Olimpíadas

Por causa da alteração no calendário escolar do Rio de Janeiro, em decorrência das Olimpíadas, o prazo ficará suspenso para os pré-selecionados no município entre 5 e 22 de agosto. 

Mais informações no Edital do Fies 2016/2.