Whatsapp
Em 25/02/2019 17h10 , atualizado em 25/02/2019 17h10

Fies 2019/1: resultado está disponível para consulta

Notícias

Todos os pré-selecionados, independente da modalidade, terão que procurar a CPSA da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O resultado das duas modalidades do FIES 2019/1 foi divulgado nesta segunda-feira, 25 de fevereiro. A consulta pode ser feita no site do FIES e nas instituições de ensino participantes.

Acesse o resultado do FIES 2019/1

Os pré-selecionados na modalidade sem juros, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), terão que complementar as informações no Site do Fies a partir de amanhã, dia 26, até o dia 7 de março, para que possam levar a documentação nas instituições de ensino. Os pré-classificados no P-Fies, modalidade com juros definidos pelos bancos, não precisam complementar as informações.

Em até cinco dias depois da complementação das informações, no caso do FIES, ou da pré-classificação, P-FIES, os estudantes terão que procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação.

Posteriormente, os convocados terão 10 dias para procurar os bancos conveniados para a contratação do financiamento.

Lista de Espera

Os interessados em participar da lista de espera, que será disponibilizada somente para a modalidade Fies Juros Zero, devem realizar o cadastro entre o dia 27 de fevereiro a 10 de abril. Os candidatos terão que acompanhar pelo Site do Fies a pré-seleção para as vagas que ainda restarem e, após serem pré-selecionados, terão que comparecer à CPSA da instituição e, depois, ir ao banco para que o contrato seja fechado.

Quem participou do Fies?

Só puderam participar do Fies os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançaram média de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na inscrição, os candidatos tiveram a oportunidade de escolher até três cursos ao se inscreverem no Fies ou P-Fies, levando em consideração o perfil do participante e as preferências.

Fies 2019/1

A edição 2019/1 do Fies passou por modificações. No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Novo FIES, dividindo o programa em duas modalidades: uma sem juros, o FIES, e outra com juros variáveis e estabelecidos pelos bancos, o P-FIES.

Com as mudanças, a média no Enem deixou de ser usada para fins de classificação no P-FIES e passou a ser um requisito. O sistema pré-selecionou mais candidatos que o número de vagas e os primeiros que fecharem o contrato na instituição financeira ficarão com as vagas.

Em 2019 estão sendo oferecidas 100 mil vagas na modalidade Juros Zero e 450 mil para o P-Fies.

Modalidades do FIES

Fies Fundo Garantidor/Juros Zero

  • Oferta: 100 mil vagas para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa
  • Juros: juros zero (com correção pela inflação)
  • Abrangência: nacional
  • Manutenção: Fundo Garantidor (Tesouro Nacional)
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular + lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Sim, de 26 de fevereiro a 7 de março


P-Fies

  • Oferta: aproximadamente 450 mil para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa
  • Juros: definidos pelos bancos parceiros
  • Abrangência: prioridade Centro-Oeste, Nordeste e Norte
  • Manutenção: Fundos Regionais 
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular, sem lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Não

Para mais informações acesse o Site do Fies.

Relacionados
MEC prorroga novamente pré-seleção da lista de espera do Fies 2019/1. Novo prazo tem fim previsto para o dia 10 de maio.
A pré-seleção da lista de espera do Fies 2019/1 termina nesta quarta-feira. O período começou no dia 27 de fevereiro, apenas para a modalidade Juros Zero, que ofereceu 100 mil vagas.
Visando aumentar o número de contratos do P-FIES em 2019, o MEC promoveu uma mudança na modalidade. Agora, a média no Enem não será mais usada para fins de classificação, mas apenas como um requisito.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou as datas da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1 foram abertas nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, e vão até o dia 14/02. O candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
ProUni começará as inscrições no dia 31 de janeiro e Fies no dia 7 de fevereiro. SiSU teve inscrições prorrogadas até domingo.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES