Inscrições do Fies 2019/1 estão abertas

Candidatos podem se inscrever até às 23h59 do dia 14 de fevereiro, pela internet.
Em 07/02/2019 07h10 , atualizado em 07/02/2019 11h31 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock/Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1 foram abertas nesta quinta-feira, 7 de fevereiro. Os interessados podem ser inscrever até às 23h59 do próximo dia 14. O candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Esse requisito é obrigatório para todas as modalidades do Fies (Fies Fundo Garantidor/Juros Zero e P-Fies). 

Faça sua inscrição no Fies 2019/1

De acordo com o site oficial, os candidatos podem optar por até 3 cursos ao se inscreverem no Fies ou P-Fies, levando em consideração o perfil do participante e as preferências.

Modalidades do Fies 2019/1

Confira as regras para as diferentes modalidades do Fies e saiba para a qual você pode se inscrever!

Fies Fundo Garantidor/Juros Zero

  • Oferta: 100 mil vagas para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa
  • Juros: juros zero (com correção pela inflação)
  • Abrangência: nacional
  • Manutenção: Fundo Garantidor (Tesouro Nacional)
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular + lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Sim, de 26 de fevereiro a 7 de março


P-Fies

  • Oferta: aproximadamente 450 mil para 2019, segundo o MEC
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa
  • Juros: definidos pelos bancos parceiros
  • Abrangência: prioridade Centro-Oeste, Nordeste e Norte
  • Manutenção: Fundos Regionais 
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular, sem lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Não

Cursos prioritários

O Ministério da Educação (MEC) definiu prioridades para o preenchimento das vagas pelo Fies. Em relação aos cursos, serão priorizados os que estiverem nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra prioridade está nas regiões atendidas, com foco nas mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o que beneficiará estados do Norte e Nordeste. Além disso, instituições com nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo Fies, ou seja, quanto maior a nota, maior será a oferta.

Resultado do Fies

Nesta edição, a previsão é de que as duas modalidades do programa, Fies e P-Fies, tenham seus resultados divulgados em 25 de fevereiro. Os pré-selecionados no Fies Juros Zero terão que complementar as informações no site, de 26 de fevereiro a 7 de março, para que possam levar a documentação nas instituições de ensino. Já o P-Fies não conta com complementação de informações online. 

Todos os pré-selecionados, independente da modalidade, terão que procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação. Posteriormente, os convocados terão 10 dias para procurar os bancos conveniados aos Fies e P-Fies para a contratação do financiamento. 

Lista de Espera

Somente a modalidade Fies Juros Zero terá lista de espera, a qual contará com inscrições de 27 de fevereiro a 10 de abril. Os candidatos terão que acompanhar pelo site a pré-seleção para as vagas que ainda restarem e, após serem pré-selecionados, terão que comparecer à CPSA da instituição e, depois, ir ao banco para que o contrato seja fechado.