MEC altera regras para renegociação do Fies e amplia prazo

Entre as mudanças estão prazo para renegociar dívidas e ampliação dos beneficiados
Em 22/07/2022 13h59 , atualizado em 22/07/2022 14h15 Por Silvia Tancredi

Renegociação do Fies
Renegociação do Fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nova resolução que apresenta novas regras para a renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A resolução foi publicada do Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 22 de julho.

A primeira resolução de renegociação de dívidas do Fies foi alterada, uma vez que o prazo para que os estudantes pagassem as parcelas vencia no dia 31 de agosto.

Agora, com a resolução liberada hoje, o novo prazo para renegociar as dívidas encerra no dia 31 de dezembro deste ano.

Esta nova Resolução amplia os beneficiados e também o prazo para solicitar a renegociação, que passa ser até 31 de dezembro de 2022.

Quem é beneficiado com a resolução que renegocia dívidas do Fies?

Conforme a resolução, a quantidade de beneficiados para renegociar as dívidas do Fies foi ampliada. Ao todo, os alunos podem ter cinco tipos de descontos, de acordo com cada caso. Veja abaixo:

Estudantes sem atraso

=>Desconto de 12% (pagamento à vista)

Estudantes com atraso

=>Desconto de 12%: estudantes com parcelas vencidas e não pagas há mais de 90 dias

=>Desconto de 92%: estudantes com parcelas vencidas e não pagas há mais de 360 dias e que têm inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou são beneficiários do Auxílio Emergencial 2021

=>Desconto de 99%: estudantes com parcelas vencidas e não pagas há mais de 360 dias e cuja última prestação esteja atrasada há mais de cinco anos. O alunos precisa ainda ter inscrição no CadÚnico ou ser beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 

=>Desconto de 77%: estudantes com parcelas vencidas e não pagas há mais de 360 dias e que não têm inscrição no CadÚnico ou não sejam beneficiários  do Auxílio Emergencial 2021 

Como renegociar a dívida do Fies?

Os estudantes que querem renegociar a dívida com o Fies devem entrar em contato com os canais de atendimento apresentados pelos agentes financeiros como Caixa e Banco do Brasil entre os dias 1º de setembro e 31 de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: o Fies vale a pena?

Fies

Para participar do Fies, é necessário que o candidato tenha feito o Enem partir de 2010 e tenham tirado média igual ou acima de 450 pontos. Também é necessário não ter zerado a nota de redação. 

O financiamento pode ser solicitado por quem tem renda máxima de 3 salários mínimos. Em caso de bolsa de 50% no ProUni, o Fies pode ser usado para complementar o valor do curso.

O Fies oferece financiamentos em universidades particulares. A última edição do Fies ofereceu 66.555 financiamentos.

A prioridade do Fies é a oferta de cursos das áreas de Saúde, Engenharias e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior.

Fies 2022/2

As datas do Fies do segundo semestre de 2022 foram divulgadas pelo MEC na noite de ontem (21). Confira:

  • Inscrição: 9 a 12 de agosto 

  • Resultado: 12 de agosto

  • Complementação das informações: 17 a 19 de agosto

  • Convocação da lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro

Tire suas dúvidas sobre o Fies