O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na segunda-feira, 29 de março, as notas dos participantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Das 2.795.978 pessoas que fizeram a prova, apenas 28 conseguiram alcançar a tão sonhada nota mil na redação.
O Enem 2020 trouxe três temas de redação, já que houve três aplicações da prova. A primeira foi a prova tradicional impressa, seguida pela estreia do Enem Digital e, posteriormente, houve a reaplicação das provas para quem não pode comparecer às principaisa e o Enem PPL. Veja os temas:
Enem Impresso: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
Enem Digital: “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”
Reaplicação e Enem PPL: “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”
Alcançar uma nota máxima na redação do Enem é motivo de grande satisfação para os estudantes e contribui muito na hora da classificação em processos seletivos, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Conversamos com alguns dos participantes que conseguiram a nota 1000 na redação do Enem 2020. Veja as dicas:
A jovem fez a prova impressa do Enem 2020 e conseguiu nota máxima. Ela comentou que inicialmente, mesmo tendo estudado e se preparado bastante, não conseguia acreditar que tinha conseguido uma nota tão alta.
Desde fevereiro de 2020 ela seguiu a rotina de fazer uma redação por semana e contou com professores especialistas para ajudá-la com as correções. Ela acredita que a prática contribuiu muito para o bom resultado. Adrielly também relembrou parte da sua proposta de intervenção na redação. Veja um trecho:
“Destarte, medidas são necessárias para resolver o problema discutido. Isto posto, cabe à escola, forte ferramenta de formação de opinião, realizar rodas de conversa com os alunos sobre a problemática do preconceito com os transtornos mentais, além de trazer informações científicas sobre a temática.”
Veja mais: Como é feita a correção da redação do Enem
Também no Enem impresso, Julia tirou nota mil na redação. Ela atribuiu a realização à força de vontade e dedicação, contando que melhorou a escrita quando começou a produzir duas redações por semana.
Em seu texto, ela utilizou a melhora na qualidade dos tratamentos aos transtornos mentais pelo envio de mais medicamentos e contratação de mais profissionais e realização de palestras acerca dos malefícios das falsas concepções de prazer e da importância do acolhimento às pessoas doentes e vulneráveis como proposta de intervenção.
Leia aqui a redação nota 1000 da Júlia
Maria Júlia, conhecida entre os amigos como Maju, sugeriu na sua proposta de intervenção que as Secretarias de Educação deveriam desenvolver projetos nas escolas com palestras e dinâmicas que levassem profissionais da psiquiatria e pacientes para debaterem sobre a preconceito que enfrentam. Ela também propôs que o Ministério da Fazenda distribua mais verbas para a área da saúde pública.
A estudante de Niterói aconselha os estudantes a treinar a redação durante sua preparação. Manter uma rotina de estudos e produzir pelo menos uma redação por semana ajuda bastante, de acordo com a estudante. Com isso, ela acredita que o estudante fique apto a escrever sobre qualquer tema e se adequar às cinco competências da prova de redação.
Maria Julia já é acadêmica do curso de Medicina em uma faculdade particular e com a nota do Enem pretende tentar uma vaga em uma universidade pública.
Pratique sua redação e chegue preparado no Enem
Estudante do cursinho pré-vestibular Reciclagem Educacional, Isabela também fez a tradicional prova impressa. Ela conta que escreveu cerca de 50 redações durante o ano e, por isso, chegou bem treinada na hora do Enem.
“Hoje comemoro, com muito orgulho, esse resultado tão almejado. Ao ver minha nota hoje, veio, em minha mente, a retrospectiva de todo esse processo de dedicação, esforços, frustrações e recomeços. Fé no pai que o mil sai!”
O jovem, que é estudante bolsista do curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), optou por fazer o Enem Digital. Mesmo com a prova feita em computador, a redação continuou sendo manuscrita e Savicevic também se surpreendeu com a nota, acreditando que teria uma boa pontuação, mas não esperava que seria máxima.
Em sua produção de texto ele apontou para que o Ministério do Desenvolvimento Regional criasse um plano estratégico de redistribuição de investimentos para as regiões, de forma que uma não se sobressaia a outra para que o Brasil possa avançar uniformemente.
Como dica, ele também reforçou a prática e indicou aos estudantes que escrevam sobre muitos temas e áreas para enriquecer o repertório.
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2020-veja-as-dicas-de-quem-tirou-nota-mil-na-redacao/349737.html