O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta segunda-feira, 3 de maio, o edital de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
Os estudantes terão entre os dias 17 e 28 de maio para solicitar a isenção de taxa do Enem 2021 e justificar a ausência no Enem 2020. No dia 9 de junho será divulgado o resultado preliminar e os recursos poderão ser enviados de 14 a 18 de junho. O resultado do recurso sai no dia 25 de junho.
O valor da taxa ainda não foi divulgado e deve ser disponibilizado junto ao edital do Enem 2021. No ano passado, o valor foi de R$ 85.
Veja as datas:
- 17 a 28/05: justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
- 09/06: resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
- 14 a 18/06: recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
- 25/06: resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
Quem pode pedir a isenção?
A isenção pode ser solicitada pelos seguintes participantes:
- Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas;
- Estudante que esteja ou tenha feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (Lei nº 12.799/2013);
- Inscrito no CadÚnico com Número de Identificação Social (NIS) próprio e ativo, que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Quem deve justificar ausência?
As justificativas de ausência poderão ser feitas por estudantes que ganharam a isenção da taxa no Enem 2020, não participou das provas e deseja obter o benefício novamente no Enem 2021. Entre os motivos aceitos estão:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
Mais: Entenda como justificar ausência no Enem
Inscrições do Enem 2021
As demais datas do Enem 2021 ainda não foram liberadas. As inscrições são esperadas para junho e a aplicação das provas deve ser feita entre novembro e dezembro, conforme comentou o ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Para mais informações acesse a página do Enem 2021 do Brasil Escola.