Enem 2019: pedidos de isenção da taxa de inscrição estão abertos

Candidatos têm até o dia 10 de abril para fazer a solicitação. A taxa do Enem 2019 é de R$ 85.
Em 01/04/2019 00h05 , atualizado em 01/04/2019 11h54 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O período para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi aberto na manhã desta segunda-feira, 1º de abril. O prazo vai até o próximo dia 10.

Peça aqui a isenção da taxa do Enem

Justifique a ausência no Enem 2018

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 será concedida para três grupos de participantes:

--> Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

--> Candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa;

--> Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

No Enem 2018, estudantes que tivesse concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tinham direito a isenção, mas esta informação não consta no Edital do Enem 2019.

Pedidos de isenção devem ser feitos pela Página do Participante

Veja passo a passo como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem

Justificativa de ausência

O estudante que foi isento da taxa no Enem 2018, mas faltou aos dois dias de prova e deseja obter a isenção novamente precisa fazer a justificativa de ausência, também pelo sistema do Enem.

Saiba como justificar a ausência no Enem

O período para a justificativa é o mesmo, entre 1 e 10 de abril. Os documentos aceitos para justificativa de ausência variam de acordo com a causa: acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros. Confira os documentos.

Resultado

O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição e da justificativa de ausência será publicado no dia 17 de abril. Os candidatos poderão apresentar recursos entre os dias 22 e 26 seguintes e o resultado final será publicado no dia 2 de maio. Quem não tiver o pedido deferido deverá pagar a taxa de R$ 85 até o dia 23 de maio.

Enem 2019

De acordo com o cronograma, as provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições serão recebidas entre os dias 6 e 17 de maio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primeiro dia: Redação; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas
Segundo dia: Ciências da Natureza; Matemática

As regras e demais orientações para o Enem 2019 podem ser consultadas no Edital.

Confira um passo a passo para fazer sua inscrição no Enem

O Enem 2019 passou por algumas mudanças e terá novidades. As alterações serão voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

O MEC também pensa em criar um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

Por que fazer o Enem 2019?

As notas do Enem 2019 poderão ser usadas para ingresso no ensino superior. Você pode estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.

Saiba mais sobre por que fazer o Enem

Conteúdo do Enem 2019

O conteúdo do Enem 2019 será o mesmo das edições anteriores. A prova segue a Matriz de Referência.

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2019. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.

Para mais informações acesse a página do Brasil Escola - Enem 2019, o Site do Enem ou consulte o edital.


Relacionados

Como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem?
Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e pessoas carentes têm direito a isenção da taxa do Enem.
Enem
Como se inscrever no Enem 2019
Confira todas as etapas de como de se inscrever no Enem 2019 e não perca nenhum detalhe importante. Veja também como pedir isenção de taxa, as datas em que as provas deste ano serão realizadas dentre outras informações.
Enem
Enem 2018: estudantes criam apostila com 31 redações nota 1000
Os 31 estudantes lançaram a apostila nesta quarta-feira. Na última edição do Enem, 55 candidatos conseguiram alcançar a nota mil na redação.
Notícias
Enem 2019: Inep registra queda nos pedidos de isenção em relação a 2018
O Inep registrou queda nos pedidos de isenção do Enem. Este ano, foram 3.687.527 solicitações, número inferior aos mais de 3,8 milhões de 2018.
Notícias
Enem 2019: divulgado edital e valor da taxa de inscrição
O Edital do Enem 2019 foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) com as regras e datas do exame. Valor da taxa também foi divulgado.
Notícias
Enem 2019: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina hoje
Prazo para os estudantes pedirem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e fazer a justificativa de ausência na edição anterior termina nesta quarta-feira. O período começou dia 1º de abril.
Notícias
Falência de gráfica não vai atrasar o Enem 2019, diz Inep
O Inep informou que a falência da gráfica RR Donnelley, que imprime as provas do Enem, não vai atrasar o cronograma. Casa da Moeda foi consultada.
Notícias
Mudanças no Enem 2019: redução de custos no Exame
Blog da Redação explica sobre as mudanças anunciadas para as provas do Enem 2019 que visam reduzir os custos das provas do Exame. Participe dando sua opinião sobre o que acha das medidas.
Blog do Vestibular