Whatsapp
Em 12/03/2019 11h49 , atualizado em 12/03/2019 12h07

Inep anuncia mudanças para o Enem 2019

Notícias

Governo quer economizar com a identificação biométrica e impressão dos cadernos de provas. Por Adriano Lesme
Crédito da Imagem: Brasil Escola
PUBLICIDADE

Visando promover uma economia nos gastos com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças para a prova deste ano. A redução de custos também vai se estender para outros exames aplicados pelo Inep.

No Enem 2019 o procedimento para a identificação biométrica será alterado. Desde 2016, o exame utiliza uma lâmina de grafite individual para a coleta da digital de cada participante. Agora, o fiscal de prova utilizará uma esponja que permite coletar mais de três mil digitais. 

O Inep também irá alterar a diagramação das provas do Enem. Os espaços em branco nos cadernos de provas serão aproveitados para cálculos e anotações, excluindo as páginas específicas para rascunho. A medida visa diminuir o número de páginas impressas na gráfica.

Veja: como é elaborada a prova do Enem

As mudanças no Enem e em outros exames aplicados pelo Inep fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos. De acordo com o presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, a economia pode chegar a R$ 42 milhões.

“Ao longo do ano, com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais” (Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Inep)

Orientação Vocacional

Uma outra novidade que está sendo estudada é a criação de um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 serão recebidas entre 6 e 17 de maio, pela internet. Antes, entre 1 e 10 de abril, os participantes poderão solicitar isenção da taxa de inscrição. O valor da taxa será divulgado nos próximos dias, quando sair o edital.

Nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos, serão aplicadas as provas do Enem 2019. O formato será o mesmo do ano passado, com duração de 5h30 no primeiro domingo e 5h no segundo.

Relacionados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou a criação de uma comissão para analisar as questões do Banco Nacional de Itens do Enem.
Confira todas as etapas de como de se inscrever no Enem 2019 e não perca nenhum detalhe importante. Veja também como pedir isenção de taxa, as datas em que as provas deste ano serão realizadas dentre outras informações.
Confira as redações que tiveram nota mil no Enem 2018. Dos mais de 4 milhões de participantes, 55 atingiram a nota máxima nos textos. O espelho da redação foi liberado na última terça-feira, 19 de março, apenas para fins pedagógicos.
Fique por dentro das datas do Enem 2019 e saiba quando serão iniciadas as inscrições e quando ocorrerá a aplicação das provas. Descubra o calendário e cronograma completo da edição de 2019 do maior exame educacional do país.
Os 31 estudantes lançaram a apostila nesta quarta-feira. Na última edição do Enem, 55 candidatos conseguiram alcançar a nota mil na redação.
O Inep liberou o acesso ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para treineiros nesta terça-feira, 19 de março. Outra informação divulgada foi o espelho da redação, o qual está disponível para todos os participantes desta edição. 
O Edital do Enem 2019 foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) com as regras e datas do exame. Valor da taxa também foi divulgado.
Inep divulgou nesta quarta-feira o resultado do pedido de isenção da taxa do Enem 2019 e da justificativa de ausência. Recursos poderão ser apresentados entre 22 a 26 de abril.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES