Mudanças no Enem 2019: redução de custos no Exame

Inep visa com as alterações diminuir os gastos com a confecção das provas do Enem.
Em 26/03/2019 12h57 , atualizado em 26/03/2019 12h57 Por Érica Caetano

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já estão chegando. Elas serão recebidas entre 06 e 17 de maio, pela internet. Antes, entre 1 e 10 de abril, os participantes poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. 

As provas estão agendadas para os dias 03 e 10 de novembro, dois domingos. O formato será o mesmo do ano passado, com duração de 5h30 no primeiro domingo e 5h no segundo.

Apesar de muita coisa continuar igual na 21ª edição do Exame, algumas alterações foram realizadas pelo Instituito de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) visando promover uma economia nos gastos no que diz respeito à prova.

Mudanças

Dentre as mudanças, está o procedimento para a identificação biométrica. Desde 2016, o exame utilizava uma lâmina de grafite individual para a coleta da digital de cada participante. Agora, de acordo com o órgão, os fiscais de prova utilizarão uma esponja que permitirá coletar mais de três mil digitais.

Outro item que sofrerá alteração e que vem deixando muito participante do Enem preocupado diz respeito a diagramação das provas. Os espaços em branco nos cadernos de provas serão aproveitados para cálculos e anotações. 

Mas o órgão garantiu que a falta da página para rascunho não atrapalhará os estudantes,  já que ele ficará ao final do Caderno de Questões entregue no primeiro dia de prova. 

A novidade estaria no segundo dia do exame, em que não haverá mais uma folha de rascunho avulsa para cálculos matemáticos. Esse espaço, entretanto, estará disponível na última página do caderno de questões.

Com isso, as páginas específivas para rascunhos serão excluídas. A economia nesse caso seria em diminuir o número de páginas impressas na gráfica. 

Essas mudanças fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos. Segundo o presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, a economia pode chegar a R$ 42 milhões.

Outra frente de ação para redução dos custos seriam as capacitações de todos os colaboradores envolvidos com a aplicação. Só no Enem, são cerca de 500 mil pessoas em todo o Brasil. O formato adotado até 2018, com capacitações presenciais e a distância, foi revisado. 

Também está sendo estudada a criação de um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

A intensificação da segurança das provas será reforçada de acordo com o órgão, com aparelhos eletrônicos que emitirem sons durante a prova e que resultarão na desclassificação do participante. Lanches também serão fiscalizados. 

De fato, só saberemos se as novas medidas irão funcionar ou não quando estas forem efetivadas, após as provas serem realizadas. E enquanto elas não chegam você pode aproveitar e estudar com o Brasil Escola.

Estude com a gente!

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2019. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.

E você? O que acha das mudanças? Opine!