Topo
pesquisar
Em 12/05/2017 15h45 , atualizado em 12/05/2017 16h17

Como cancelar a inscrição no Enem

Enem

Tire suas dúvidas sobre as maneiras de cancelar a participação no Enem. Por Lorraine Vilela Campos
Uma das principais dúvidas dos estudantes é como cancelar a inscrição no Enem
Uma das principais dúvidas dos estudantes é como cancelar a inscrição no Enem
PUBLICIDADE

Uma dúvida comum entre alguns estudantes é como cancelar a inscrição no Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para várias universidades e, por isso, se tornou a principal prova aplicada no Brasil e o segundo maior exame educacional do mundo. 

Diferentes motivos podem levar o estudante a querer cancelar a inscrição no Enem. Pensando nisso, o Brasil Escola traz os principais motivos e explica o que fazer em cada situação!

Não consegui a isenção

No Enem, três categorias de candidatos podem solicitar a isençao. Se você não conseguiu a isenção e não têm condições de pagar a taxa do Enem, basta não pagar o boleto que foi gerado que sua inscrição será cancelada. 

Saiba como solicitar isenção de taxa do Enem

Caso você tenha respondido o questionário socioeconômico e, com base nos seus dados, a gratuidade da taxa não foi concedida, saiba que não é possível cancelar a inscrição e fazer uma nova, assim como voltar atrás e marcar outra categoria de isento.

Esqueci minha senha

Se você esqueceu a senha e por isso quer cancelar a inscrição no Enem, não se preocupe! É possível cadastrar uma nova senha e continuar acessando as informações da Página do Participante. 

1º passo: Preencha o campo CPF com o número do documento utilizado na inscrição do Enem e marque a imagem solicitada pelo site (veja na imagem). Depois, basta clicar em Esqueci minha senha


2º passo: Confirmar as informações como CPF e e-mail, já que sua senha provisória será enviada para o endereço cadastrado. Após a confirmação, basta seguir os demais passos da Página do Participante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Marquei alguma informação errada

Quase todas as informações preenchidas na inscrição do Enem podem ser corrigidas, como endereço, telefone, necessidade de atendimento especial ou especializado, local de prova e opção de língua estrangeira. Para isso, basta fazer um novo login com o CPF e a senha durante as inscrições para o Enem.


No entanto, dados socioeconômicos e de escolaridade não podem ser alterados na Página do Participante. Isso significa que se você informou uma renda acima do limite para solicitar isenção, não poderá alterar os dados para conseguir a gratuidade da taxa.

Além disso, se você já concluiu o está concluindo o ensino médio e não indicou isso na inscrição, provavelmente receberá o resultado do Enem junto com os treineiros, ou seja, não poderá se inscrever no SiSU, ProUni ou FIES do primeiro semestre.

Descobri que estarei em outra cidade

Fique tranquilo(a)! Não é preciso cancelar a inscrição no Enem. Neste caso, faça o login na Página do Participante e altere seu local de prova para a cidade em que você estará nos dias do Enem. A alteração do local de prova só pode ser feita durante o período de inscrições. Então fique atento(a) ao prazo. 

Não quero mais fazer o Enem

Se você não é isento, basta não pagar o boleto de inscrição que sua inscrição no Enem será cancelada.

Caso tenha a isenção, a solução é não comparecer ao Enem. No entanto, se fizer isso, não poderá solicitar isenção no exame seguinte.

Se ainda restam dúvidas ou você está com algum problema na inscrição, ligue para o Inep pelo 0800 616161. 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola