O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um tipo de avaliação de caráter interdisciplinar, não se preocupando em avaliar os conhecimentos em termos quantitativos e segmentados, mas em suas inter-relações e dinâmicas. Além disso, o candidato não será avaliado na quantidade de informações que possui, mas sim em suas competências e habilidades para resolver problemas e interpretar as realidades e as transformações do mundo.
Dessa forma, é impensável considerar que encontraremos na prova do ENEM um “caderno” de Geografia, previamente separado com temas simples a serem respondidos. Apesar disso, algumas concepções dessa ciência serão de importante compreensão para a resolução da prova, sem deixar de levar em conta as relações desses temas com os demais saberes científicos.
A Geografia, como sabemos, é a ciência que se preocupa em compreender e analisar as transformações do espaço geográfico e suas relações com o homem e o meio natural. O que nos leva a concluir que temas como relevo, clima, recursos naturais, política, economia, cultura e muitas outras questões devem ser abordados no contexto da avaliação. Assim o candidato, em seus estudos sobre essa disciplina, deverá ter em mente que é preciso não apenas compreender cada assunto em separado, mas as suas intertextualidades. Confira o exemplo a seguir de uma questão presente na prova de 2011:
No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.
BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.
O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a
a) perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.
b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.
c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.
d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.
e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.
Nesse exemplo, podemos notar que o ENEM evita privilegiar aquele tipo de candidato que “gosta” apenas de um tema da Geografia em detrimento dos demais. Nesse caso, para se chegar à resposta (que é a letra B), é preciso compreender as transformações econômicas no meio agrário nos últimos anos, bem como a constituição física e ambiental referentes a esse processo.
Além disso, é preciso estar atento ao contexto interdisciplinar da prova. A Geografia é uma forma de conhecimento que faz fronteiras com várias outras áreas, desde a Biologia à História. Assim, temas considerados mais atuais podem ser cobrados sob muitos aspectos, dos quais a Geografia é apenas um deles.
Por fim, recomendamos que os estudantes não tenham somente os temas do ensino médio em mente, mas as implicações que eles possuem na realidade cotidiana das pessoas. As capacidades de interpretação e raciocínio são muito bem avaliadas pela banca de elaboração da prova. Para isso, busque sempre acompanhar notícias e aprofundar o seu conhecimento sobre os temas mais atuais.