Regiões brasileiras no Enem

Com grande frequência são abordados conteúdos relacionados com as regiões brasileiras no Enem.
Por Amarolina Ribeiro

As regiões brasileiras são assuntos recorrentes no Enem
As regiões brasileiras são assuntos recorrentes no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá! Questões que abordam as regiões brasileiras são muito frequentes nas provas do Enem. Vamos agora compreender como esses conteúdos são explorados.

As regiões brasileiras são abordadas geralmente de maneira contextualizada e as questões exigem que o candidato conheça as características de cada uma das cinco regiões de nosso país.

Para entender como isso é feito, vamos analisar algumas questões do Enem:

Questão sobre regiões brasileiras no Enem de 2011

A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi

a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.

b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.

c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.

d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.

e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

Resolução:

A resposta correta para essa questão é a letra D, pois a Mata de Araucária ocupava originalmente extensões de terra na região Sul e parte da região Sudeste e foi extremamente alterada ao longo do tempo pela ação humana. A produção de pasta de celulose, para atender a indústria de papel, está entre as principais formas de uso intensivo da espécie. A expansão agropecuária, o uso da madeira para construção civil e a indústria de móveis também ajudaram em sua modificação.

  • A alternativa A é falsa porque as áreas de araucária na região Sudeste são limitadas às regiões serranas e estas não são utilizadas em exploração mineral.

  • As alternativas B e C estão incorretas porque as regiões Centro-Oeste e Nordeste não possuem araucárias em sua vegetação original.

  • Finalmente, a alternativa E também está incorreta, pois a Serra do Mar – situada na região Sudeste – não apresenta araucárias em sua vegetação.

Como podemos notar nessa questão, o candidato tinha que conhecer as particularidades de cada uma das regiões para assinalar a alternativa correta e eliminar as incorretas.

A regionalização oficial do país é a que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa classificação, o Brasil é dividido em cinco grandes regiões:

Vale a pena também conhecer as sub-regiões da região Nordeste, pois é um tema importante no entendimento dessa região:

Além das regiões oficiais do IBGE, existe outra regionalização muito utilizada para os mais variados fins e que é comum em muitos livros didáticos. São as regiões geoeconômicas, que levam em conta aspectos naturais e, principalmente, socioeconômicos. Nessa classificação, o Brasil é dividido em três grandes regiões:

Clique nos links acima e conheça melhor essa regionalização brasileira. Para completar seus estudos, faça os exercícios abaixo e teste os conhecimentos adquiridos com a leitura dos textos.

Bons estudos!