Impactos ambientais no Enem

Com frequência, as provas do Enem apresentam conteúdos relacionados com os impactos ambientais originados no campo ou nas cidades.
Por Amarolina Ribeiro

O Enem aborda os impactos ambientais a fim de analisar se o candidato sabe como a ação humana impacta o meio ambiente
O Enem aborda os impactos ambientais a fim de analisar se o candidato sabe como a ação humana impacta o meio ambiente
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá! Os temas relacionados com os impactos ambientais, tanto no ambiente rural quanto nas cidades, são frequentemente abordados nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, é preciso estudar e conhecer os conteúdos que se relacionam com os Impactos Ambientais para fazer uma boa prova.

Apesar de ser um tema muito divulgado pelos meios de comunicação e ser relativamente mais fácil de interpretar e resolver, as questões que o envolvem exigem bastante conhecimento e muita atenção por parte do candidato. Geralmente o exame busca, além dos conhecimentos científicos, um posicionamento crítico.

  • Questão sobre impactos ambientais no ENEM – 2009

No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela

a) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.

b) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.

c) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.

d) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o

tráfico de madeira e de espécies selvagens.

e) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.

Resolução:

A letra E é a alternativa correta, pois a sustentabilidade atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. O conceito de desenvolvimento sustentável foi divulgado pela ONU, em 1987, em um documento denominado de “Nosso Futuro Comum”.

  • Questão sobre impactos ambientais no ENEM – 2007

As pressões ambientais pela redução na emissão de gás-estufa, somadas ao anseio pela diminuição da dependência do petróleo, fizeram os olhos do mundo se voltarem para os combustíveis renováveis, principalmente para o etanol. Líderes na produção e no consumo de etanol, Brasil e Estados Unidos da América (EUA) produziram, juntos, cerca de 35 bilhões de litros do produto em 2006. Os EUA utilizam o milho como matéria-prima para a produção desse álcool, ao passo que o Brasil utiliza a cana-de-açúcar. O quadro abaixo apresenta alguns índices relativos ao processo de obtenção de álcool nesses dois países.

Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que:

a) o cultivo de milho ou de cana-de-açúcar favorece o aumento da biodiversidade.

b) o impacto ambiental da produção estadunidense de etanol é o mesmo da produção brasileira.

c) a substituição da gasolina pelo etanol em veículos automotores pode atenuar a tendência atual de aumento do efeito estufa.

d) a economia obtida com o uso de etanol como combustível, especialmente nos EUA, vem sendo utilizada para a conservação do meio ambiente.

e) a utilização de milho e de cana-de-açúcar para a produção de combustíveis renováveis favorece a preservação das características originais do solo.

Resolução

A alternativa correta é a letra C, pois a utilização do etanol traz menores prejuízos ao meio ambiente do que a utilização da gasolina, combustível derivado do petróleo, que, quando é queimado, agrava ainda mais o efeito estufa.

Como você pôde notar nas duas questões, além da capacidade de interpretação, é preciso que o candidato domine alguns conceitos, como os de sustentabilidade, combustíveis fósseis e energias renováveis.

Separamos para você uma lista de textos que tratam da temática dos impactos ambientais. Confira:

Não se esqueça também de fazer os exercícios de cada um dos textos para verificar se compreendeu bem o tema e se já está pronto para arrasar na prova do Enem.

Bons estudos e boa prova!

Assista às nossas videoaulas