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Em 18/10/2016 12h09, atualizado em 18/10/2016 12h12

Espaço rural no Enem

Enem

Conteúdos relacionados ao Espaço rural no Enem são frequentes. Normalmente, as questões abordam os aspectos econômicos e sociais que envolvem esse espaço. Por Amarolina Ribeiro
O espaço rural é abordado nas questões do Enem com foco nos aspectos econômicos e sociais
O espaço rural é abordado nas questões do Enem com foco nos aspectos econômicos e sociais
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Olá! O espaço rural é um tema bastante abordado nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, conhecer bem os conteúdos que se relacionam a esse tema é pré-requisito importante para fazer uma boa prova.

O Espaço Rural pode ser entendido como o espaço em que ocorre um conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais. Esse conceito pode ser relativizado quando compreendemos que as atividades tipicamente rurais estão cada vez mais presentes no espaço urbano e o que entendemos por atividades e elementos típicos dos centros urbanos também está inserido no espaço rural.

O antagonismo entre o espaço urbano e o rural, em muitos lugares, está sendo ultrapassado, e o candidato deve levar em consideração esse fator. Analise comigo a questão a seguir que aborda essa visão do campo:

Questão de Espaço rural no Enem de 2009

Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.

BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que

a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.

c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.

e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

A alternativa A é a correta, pois o texto da questão deixa claro que tanto o ambiente urbano como o espaço rural já foram invadidos pelas novas tecnologias. Estas reduzem as distâncias e democratizam informações, mesmo longe dos centros urbanos, e podem configurar-se em conhecimento, educação e formação cultural.

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Essa ampliação da conectividade entre os diferentes lugares e pessoas e os impactos gerados por essas diferentes culturas reacendem o debate em torno da necessidade da concepção de educação, em que devemos criar novas formas de ensino a partir dessas tecnologias.

Questão de Espaço rural no Enem de 2013

TEXTO I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.

Disponível em: www.mst.org.br.
Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

TEXTO II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio, mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br.
Acesso em: 25 ago 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária opõem-se. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.

b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.

c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.

d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.

e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

Os textos possuem posições opostas no que se refere à política de reforma agrária. No texto I, o autor relaciona a concentração de terras no Brasil a uma origem histórica, em que desde o período colonial há uma formação de grandes latifúndios improdutivos nas mãos de poucos. No texto II, o autor está preocupado com o prejuízo do agronegócio, pois a utilização de pequenas propriedades somente gera prejuízos.

Espaço rural no Enem

Para estar plenamente preparado para a prova, você precisa conhecer as atividades econômicas realizadas no espaço rural, as consequências dessas atividades para o meio ambiente e a interdependência entre o campo e a cidade. Para isso, listo importantes temas que se relacionam com o espaço rural:

Leia os textos, faça os exercícios sobre os temas que você leu e estude com empenho. Sucesso!

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