-
O Enem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Para que o candidato às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) consiga ter um bom desempenho, é necessário que ele saiba como as questões desse exame são elaboradas e com qual intuito. Pois bem, a elaboração das provas do Enem segue os critérios dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A divisão em áreas como Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, por exemplo, segue estritamente a divisão colocada nos PCNs.
No próximo tópico, analisaremos duas questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que comporta questões referentes às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. As duas questões estão relacionadas com um dos eixos aos quais os PCNs dão muita atenção e que são recorrentemente exigidos nos currículos escolares de Ciências Humanas e, por conseguinte, nas provas do Enem, a saber: o eixo temático de “trabalho e sociedade”.
Passemos à primeira questão. Ao analisá-la, perceberemos qual é a preocupação do Enem com o referido eixo.
-
Primeira Questão
A primeira questão é do Enem de 2015 (caderno Azul, prova 1) e tem como cerne a relação entre o tempo de trabalho e as novas formas de tecnologia.
Podemos perceber que o texto apresentado aborda o problema da extensão da atividade de trabalho para fora do ambiente profissional, isto é, da invasão do meio domiciliar, do lar, pelas questões relativas ao ambiente corporativo por meio de modernos meios de comunicação, como celulares, computadores e internet, que vêm moldando acentuadamente as formas de comportamento e as relações sociais. A questão, por fim, exige que o candidato assinale a alternativa que aponte para a implicação que tem esse tipo de transformação no tempo de trabalho. A alternativa correta é a letra A por apresentar a conexão direta entre o prolongamento da jornada de trabalho (via tecnologia de comunicação) e a intensificação da exploração.
-
Segunda Questão
A segunda questão foi colhida na mesma prova da qual retiramos a questão anterior. Trata-se da questão de número 38. Vejamos:
O texto apresentado nessa questão é do historiador inglês Edward Palmer Thompson, um dos maiores especialistas no estudo da formação da classe operária na Inglaterra após o advento da Revolução Industrial nesse país, que ocorreu no século XVIII. Percebemos que a questão complementa a anterior, trazendo um problema típico da relação trabalho/sociedade: a transformação da sociabilidade. Thompson revela a preocupação com a perda da capacidade de relacionamento mais profundo entre as pessoas, sobretudo em núcleos familiares, que era típico das sociedades tradicionais da Europa pré-industrial. Portanto, a alternativa correta, nesse caso, é a letra C, pois é a única que contempla o apontamento do “argumento contrário” exigido pela questão.