Geologia no Enem

Frequentemente são abordados conteúdos ligados à Geologia no Enem, principalmente em relação à estrutura e formação geológica.
Por Amarolina Ribeiro

Estrutura geológica, formação e tipos de rocha são frequentemente abordados no Enem
Estrutura geológica, formação e tipos de rocha são frequentemente abordados no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste texto vamos apresentar dicas e questões sobre Geologia e conteúdos relacionados no Enem, pois o candidato deve estar preparado para a presença de questões sobre temáticas que envolvam esses assuntos.

Vejamos a seguir duas questões que já caíram no Exame Nacional do Ensino Médio ligadas à Geologia:

Questão de Geologia no Enem de 2012

As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por

a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).

b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.

c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.

d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.

e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

A resposta correta é a letra a), pois os escudos cristalinos são estruturas geológicas muito antigas da litosfera, com formação entre as eras geológicas Arqueozoica e Proterozoica, há aproximadamente três bilhões de anos. Essas áreas são caracterizadas pela formação de minerais metálicos, constituindo áreas importantes para a extração de minérios de ferro, ouro e manganês.

Para compreender os processos e fenômenos que modificam e estruturam a superfície terrestre, é preciso conhecer a escala de tempo geológico e a estrutura geológica da Terra.

A escala de tempo geológico é dividida em cinco eras distintas:

  • Arqueozoica

  • Proterozoica

  • Paleozoica

  • Mesozoica

  • Cenozoica

A estrutura geológica da Terra pode ser dividida em três principais estruturas:

Além disso, para dominar o tema, é necessário conhecer a formação e os tipos de rochas, a formação dos minerais e a importância dessas estruturas para o mundo moderno.

Vamos analisar mais uma questão do Enem que abordou o tema da Geologia e conteúdos relacionados.

Questão de Geologia no Enem de 2010

Decifrando a Terra
TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra.
São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2009 (adaptado).

O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são:

a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.

b) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.

c) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.

d) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.

e) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

A resposta certa é a letra B, pois as rochas ilustradas são sedimentares, que são formadas pela deposição de sedimentos provenientes de rochas mais antigas e restos de matéria orgânica animal e vegetal. A deposição, combinada a outros processos geológicos — como a litificação, a compactação e a cimentação —, origina essas rochas, que apresentam como uma das suas principais características a estratificação de camadas.

Para responder a essa e outras questões, é preciso conhecer bem:

Além dos temas relacionados diretamente com os tipos e a formação das rochas, há outros conteúdos da Geologia que são importantes e merecem ser estudados:

Estude bastante e não deixe de resolver exercícios. Fazendo isso, você estará preparado para questões de Geologia que possam surgir no Enem.

Alguns exercícios relacionados ao tema:

Confira também uma videoaula sobre os conceitos de Geologia que poderão ser cobrados na prova do Enem.

Bons estudos!

Assista às nossas videoaulas