UFU rejeita adesão integral ao SiSU/Enem

Oferecimento:

Manutenção do vestibular do segundo semestre teve 24 votos favoráveis, 21 contrários e 6 abstenções.

Em 26/08/2016 11h40 , atualizado em 26/08/2016 11h43
Por Wanja Borges

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou ontem, 25 de agosto, que a proposta de adesão total ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi rejeitada pelo Conselho de Graduação (Congrad), em reunião realizada no último dia 19.

Apesar do resultado, a votação foi apertada. Foram registrados 24 votos favoráveis à manutenção do vestibular do segundo semestre, 21 contrários e 6 abstenções. A adesão ao SiSU como única forma de ingresso nos cursos superiores já estava sendo discutida desde o mês de maio.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a ser utilizada pela instituição em 2010, de forma gradual e em caráter experimental, para o preenchimento das vagas não ocupadas. Em 2015, o Exame passou a ser utilizado como critério de seleção para todas as vagas do primeiro semestre, em substituição ao Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (Paaes).

Atualmente, a UFU utiliza um sistema misto com ingresso via SiSU/Enem no primeiro semestre e realização de processo seletivo próprio no segundo. Ainda assim, a adesão total ao SiSU não está descartada e pode ocorrer futuramente, conforme fatos novos que surgirem, segundo a pró-reitora de graduação, Marisa Lomônaco.