Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Por Adriano Lesme

Campus Santa Mônica
Campus Santa Mônica
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começou na década de 50 com a criação de faculdades mantidas por famílias e instituições religiosas e comunitárias. Em 1969, seis dessas faculdades se unem e formam a Universidade de Uberlândia (UnU). A federalização ocorreu em maio de 1978. Já no século XXI foram criados os campi em Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

Campus Santa Mônica (Sede): Av. João Naves de Ávila, 2.160, Santa Mônica - Uberlândia/MG. Fone (34) 3239-4411

Campus Umuarama: Av. Pará, 1720 - Uberlândia/MG. Fone (34) 3218-2100

Campus Pontal: Av. José João Dib, 2545, Bairro Progresso - Ituiutaba/MG. Fone (34) 3271-5248

Campus Educação Física: Av. Benjamin Constant, 1.286, Aparecida - Uberlândia/MG.

Campus Monte Carmelo: provisoriamente no SESI, Rua Goiás, 2000, Nossa Senhora de Fatima - Monte Carmelo/MG. Fone (34) 3842-8751

Campus Patos de Minas: provisioriamente no Palácio Dona Filomena, antiga sede da Prefeitura de Patos de Minas. Fone (34) 3823-1917

Cursos Ministrados

Santa Mônica: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Design de Interiores, Direito, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Física de Materiais, Geografia, Gestão da Informação, Gestão em Saúde Ambiental, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tradução e Teatro.

Umuarama: Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Zootecnia.

Educação Física: Educação Física e Fisioterapia.

Ituiutaba: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química e Serviço Social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Monte Carmelo: Agronomia, Engenharia de Agrimesura e Cartográfica e Sistemas de Informação.

Patos de Minas: Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Eletrônica e Telecomunicações.

Ensino a distância

Administração, Administração Pública, Letras Inglês, Letras Espanhol, Matemática e Pedagogia. Site www.cead.ufu.br

Vestibular

A UFU realiza vestibular apenas no meio do ano, para ingresso no segundo semestre. O vestibular é organizado em duas fases, a primeira somente com questões de múltipla escolha e a segunda com questões discursivas e uma prova de redação. Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Dança, Design, Música (bacharelado e licenciatura), Teatro (bacharelado e licenciatura) e Tradução também precisam ser aprovados na Certificação de Habilidades Específicas.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usado como critério único de seleção no processo seletivo para ingresso no 1º semestre, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os selecionados para os cursos que exigem teste de habilidade específica precisam apresentar o certificado no ato de matrícula.

Cotas

A UFU reserva 50% das vagas de seus cursos para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, conforme prevê a Lei das Cotas.

Contato
www.ufu.br