De forma antecipada, Inep libera resultado do Enem 2021
Resultado era esperado para o dia 11 de fevereiro. Estudantes poderão usar as notas do SiSU, ProUni e Fies 2022/1.
Foi divulgado na noite desta quarta-feira, 9 de fevereiro, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As notas foram antecipadas em dois dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O resultado do Enem 2021 pode ser acessado pela Página do Participante, utilizando o login do portal gov.br. Neste momento, o site apresenta instabilidade.
Esqueceu a senha? Saiba como recuperá-la
O Inep liberou as notas somente para os participantes que concluíram o ensino médio. Os demais terão acesso às notas em abril, juntamente com o espelho da redação.
Como foi o Enem 2021?
As provas regulares do Enem 2021 foram aplicadas em 21 e 28 de novembro. O primeiro dia contou com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação, já o segundo domingo teve 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
O Enem 2021 registrou a menor participação em mais de uma década, com apenas 2,1 milhões de estudantes presentes. A quantidade de inscrições confirmadas já havia sido a menor desde a reformulação do exame: 3,1 milhões de inscritos.
Leia também: Novidade do Governo Bolsonaro, Enem Digital é marcado por erros e baixa adesão
A prova do primeiro dia abordou questões sobre escravidão, povos indígenas, refugiados, trabalho, urbanização, Era Vargas, entre outros. Pelo terceiro ano seguido não teve questão sobre a Ditadura Militar. Em relação aos textos, a prova trouxe letras de músicos nacionais, como Zé Ramalho e Chico Buarque.
No segundo dia, questões sobre razões, proporções e porcentagens formaram a maioria da prova de Matemática. Em Ciências da Natureza, houve predominância de temas de Ecologia, como extinção de animais no Pantanal, impacto ambiental do rompimento da barragem de Mariana-MG, poluição gerada pela agroindústria, entre outros.
Baixe as provas e gabaritos do Enem 2021
O que fazer com a nota do Enem?
Com as notas do Enem 2021 será possível participar dos programas do Ministério da Educação que oferecem vagas no ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (SiSU); Programa Universidade para Todos (ProUni); e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Veja o cronograma:
SiSU 2022/1
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
- Resultado: 22 de fevereiro
- Manifestações da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
- Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março
- Chamadas da lista de espera: a partir de 10 de março
ProUni 2022/1
- Inscrição: 22 a 25 de fevereiro
- 1ª chamada: 2 de março
- 2ª chamada: 21 de março
- Inscrição na lista de espera: 4 e 5 de abril
- Resultado da lista de espera: 7 de abril
Fies 2022/1
- Inscrição: 8 a 11 de março
- Resultado: 15 de março
- Convocação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril
Os estudantes também poderão usar as notas do Enem 2021 para participar de vestibulares. Muitas instituições públicas e particulares aceitam o Enem em substituição às provas de vestibular ou como parte da nota.
Uma outra opção é usar as notas do Enem para estudar em Portugal. Mais de 50 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso de estudantes brasileiros. Os cursos não são gratuitos.
Enem 2022
O Inep já informou os dias das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro. O formato das provas continua o mesmo. O prazo de inscrição ainda não foi divulgado.