Patrocínio:

Whatsapp
Em 01/12/2021 14h30 , atualizado em 01/12/2021 15h03

Enem 2021: gabarito oficial está disponível

Notícias

Questão de matemática sobre a Copa do Brasil foi anulada. Não haverá prazo para recursos. Por Lorraine Vilela Campos
Gabarito do Enem 2021 não aceita recursos
Gabarito do Enem 2021 não aceita recursos
Crédito da Imagem: Brasil Escola
PUBLICIDADE

Os cadernos de provas e os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram divulgados nesta quarta-feira, 1º de dezembro. As respostas divulgadas são apenas para conferência e não cabe recursos.

Baixe as provas e gabaritos do Enem 2021

Como adiantado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na última segunda-feira, 29, uma questão da prova de Matemática foi anulada diante da impossibilidade de se obter uma alternativa correta para o enunciado. Ela teve como tema a Copa do Brasil. Veja o número correspondente à questão:

  • Prova cinza - questão 155

  • Prova amarela - questão 178

  • Prova rosa - questão 157

  • Prova azul - questão 138

Em parceria com o Poliedro Educação e o Colégio e Curso Oficina do Estudante, divulgamos a correção comentada do Enem 2021. Nossos professores também comentaram o primeiro e segundo dias de provas do Enem.

Como foi o Enem 2021?

As provas regulares do Enem 2021 foram aplicadas em 21 e 28 de novembro. O primeiro dia contou com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação, já o segundo domingo teve 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

O Enem 2021 registrou a menor participação em mais de uma década, com apenas 2,1 milhões de estudantes presentes. A quantidade de inscrições confirmadas já havia sido a menor desde a reformulação do exame: 3,1 milhões de inscritos. 

Leia também: Novidade do Governo Bolsonaro, Enem Digital é marcado por erros e baixa adesão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prova do primeiro dia abordou questões sobre escravidão, povos indígenas, refugiados, trabalho, urbanização, Era Vargas, entre outros. Pelo terceiro ano seguido não teve questão sobre a Ditadura Militar. Em relação aos textos, a prova trouxe letras de músicos nacionais, como Zé Ramalho e Chico Buarque.

No segundo dia, questões sobre razões, proporções e porcentagens formaram a maioria da prova de Matemática. Em Ciências da Natureza, houve predominância de temas de Ecologia, como extinção de animais no Pantanal, impacto ambiental do rompimento da barragem de Mariana-MG, poluição gerada pela agroindústria, entre outros.

Reaplicação

A reapliação do Enem 2021 será em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro, após decisão da Justiça.  

Solicite a reaplicação do Enem 2021

Participarão das provas os inscritos que solicitarem a reaplicação até 3 de dezembro e comprovarem a impossibilidade da realização do Enem no período regular por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. 

Resultado do Enem 2021

Segundo o Inep, o resultado do Enem 2021 está previsto para 11 de fevereiro. No entanto, os chamados treineiros terão acesso às notas somente em abril. 

A pontuação poderá ser utilizada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2022 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Mais informações no site do Inep

Relacionados
Estudantes de escolas particulares, pagantes ou bolsistas parciais, poderão se inscrever no ProUni. Decisão foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Corretores das redações do Enem 2021 terão que avaliar cerca de 1.200 textos em até 20 dias. Veja como funciona o processo de correção.
O Inep divulgou os resultados das solicitações de reaplicação do Enem 2021. Provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
O resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. A informação foi dada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou o acesso ao local de prova da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
Com duas edições já realizadas, Enem Digital enfrenta problemas e não atrai os estudantes. Novo formato foi anunciado em 2019 pelo Governo Bolsonaro.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES