Provas do 1º dia do Enem 2021 abordam escravidão, indígenas e músicos nacionais

Tema da redação "Garantia de acesso à cidadania no Brasil" surpreendeu estudantes e professores
Em 21/11/2021 23h26 , atualizado em 21/11/2021 23h33 Por Silvia Tancredi

Enem 2021
Enem 2021
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas do Enem tradicionalmente trabalham temas sociais e ligados às minorias. O primeiro dia do Enem 2021 não foi diferente. Os estudantes responderam questões sobre escravidão, povos indígenas e refugiados.

O primeiro dia do Enem 2021 contou com três provas. Redação no formato dissertativo-argumentativo, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Estas duas últimas contaram com 45 questões objetivas cada.

Para Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, a prova foi boa, como nos anos anteriores, e o aspecto pedagógico prevaleceu ao político.

“O Enem 2021 merece elogios por todas essas temáticas sociais consideradas. Os técnicos do Inep estão de parabéns, pois é perceptível o esforço na escolha das questões considerando o repositório de itens que está disponível”, avalia o gerente.

A prova de Linguagens e Códigos, na opinião de Santo, foi bem tradicional, com bastante interpretação de texto. Os exames de Ciências Humanas foram bem divididos entre as temáticas Brasil e mundo. 

História, por exemplo, trabalhou temas clássicos como Revolução inglesa, Era Medieval e Era Vargas. Geografia da mesma maneira, contando com industrialização, urbanização, desenvolvimento das cidades, capitalismo, divisão internacional do trabalho, etc.

Santo comenta que o Enem 2021 destacou músicos e cantores nacionais em diversas questões. Foram citados Gonzaguinha, Chico Buarque, Nelson Sargento e Abel ferreira.

“O maior destaque foi Zé Ramalho, relembrando a peleja do diabo com o dono do céu. Caiu aquela parte que fala: Ê, ô, ô, vida de gado / Povo marcado, ê! / Povo feliz!”, comenta o gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, Fernando Santo.

Mas, o Enem 2021 não é só elogios. O gerente Fernando Santo avalia que algumas questões se mostraram nitidamente desatualizadas, com noticias antigas do Facebook, por exemplo, ou ainda comentários defasados de acontecimentos da internet, como a questão do vídeo da morte do cisne do dançarino John Lennon.

Chico Buarque foi citado em uma questão do Enem 2021

Redação

Hoje, os estudantes fizeram a redação, cujo tema foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O assunto foi considerado surpreendente por estudantes e professores.

O Poliedro Educação analisou o tema da redação do Enem 2021. Confira abaixo:

"Ainda que o tema possa ter surpreendido os candidatos e a frase temática tenha sido elaborada de maneira longa e com certa complexidade (remetendo, inclusive, à frase temática de 2018 que, igualmente, apresentou-se longa e com relação de causa e consequência), é possível afirmar que os textos motivadores propiciaram a elaboração de um bom projeto de texto, assim possibilitando a realização de uma escrita condizente com as habilidades requeridas na prova".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia o comentário sobre a redação do Enem 2021

Abstenção

O Ministério da Educação (MEC) informou que dos mais de 3 milhões de inscritos no Enem, 26% faltaram às provas aplicadas mais cedo, das 13h30 às 19h. O exame educacional foi realizado em 10 mil escolas distribuídas em 1.747 municipios brasileiros.

De acordo com o ministro do MEC, Milton Ribeiro, o número de estudantes que não compareceram às provas é considerado baixo, por ser em meio a uma pandemia. Na edição do ano passado, também no primeiro dia de provas houve 51,5% de ausentes. O número foi considerado recorde.

Ribeiro destacou ainda que o Enem 2021 foi aplicado de forma tranquila. "Não houve vazamento de provas. A segurança foi muito bem conduzida", comentou.

Correção comentada

O Brasil Escola, em parceira com os cursos Oficina do Estudante e Poliedro Educação, realizou a correção comentada das provas do primeiro dia do Enem 2021.

Confira a correção comentada do 1º dia do Enem 2021

A equipe de professores do Brasil Escola também fez a correção comentada de todas as provas de hoje. Confira abaixo:

2º dia do Enem 2021

As provas do Enem 2021 continuam a ser aplicadas no próximo domingo, 28 de novembro. O exame educacional começará às 13h30, mas terminará meia hora mais cedo que hoje, às 18h30. 

Na ocasião, os estudantes deverão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Química e Física.

Gabarito e resultado

Os gabaritos oficiais do Enem 2021 serão divulgados somente no dia 1º de dezembro. Mas, você pode acompanhar a correção comentada que o Brasil Escola está fazendo em parceria com o curso Oficina do Estudante e o Poliedro Educação.

O Inep ainda não informou uma data para divulgação do resultado do Enem 2021. Como haverá reaplicação em janeiro, é provável que o resultado saia em fevereiro para os candidatos que concluíram o ensino médio.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.