Resultado do Enem 2021

Notas do Enem 2021 são esperadas para o dia 11 de fevereiro, na Página do Participante.
Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Enem 2021 estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado e liberado no dia 9. Veja aqui o resultado do Enem 2021.

As notas podem ser consultadas pela Página do Participante, por meio de login no portal gov.br. Para quem esqueceu a senha, é possível recuperá-la.

Saiba como recuperar a senha do Enem

Primeiramente, as notas foram  liberadas apenas para os estudantes que já concluíram o ensino médio. Os demais participantes, chamados de treineiros, poderão consultar o resultado 60 dias depois, em abril.

É importante mencionar que não cabe recurso contra o resultado do Enem. As notas são definitivas e poderão ser usadas para ingresso no ensino superior em 2022.

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem

Tópicos deste artigo

Como usar a nota do Enem 2021?

A notas do Enem 2021 poderão ser utilizadas no SiSU 2022 (Sistema de Seleção Unificada), plataforma de seleção que substitui vestibulares de diversas instituições públicas. As inscrições para o primeiro semestre abrirão no dia 15 de fevereiro.

Caso o estudante consiga média acima de 450 pontos no Enem e nota acima de zero na redação, poderá concorrer às bolsas do ProUni 2022 ou às vagas com financiamento do Fies.

No caso do Programa Universidade para Todos (ProUni), existem critérios de escolaridade e renda além da média mínima no Enem. No Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não são aceitas apenas as notas do Enem 2021, mas de todas as edições a partir de 2010. Também há critério de renda.

Veja os requisitos do ProUni

Saiba como funciona o Fies

Os estudantes também poderão usar as notas do Enem 2021 para participar de vestibulares. Muitas instituições públicas e particulares aceitam o Enem em substituição às provas de vestibular ou como parte da nota.

Uma outra opção é usar as notas do Enem para estudar em Portugal. Mais de 50 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso de estudantes brasileiros. Os cursos não são gratuitos.

Desde 2017 o Enem não é mais usado para concluir o ensino médio. Os estudantes com mais de 18 anos que desejam obter o diploma do ensino médio precisam fazer o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).