MEC anuncia medidas de segurança para as provas do Enem 2015

Oferecimento:

Operação envolve Polícia Federal e monitoramento do clima e áreas de risco

Em 16/10/2015 12h45 , atualizado em 16/10/2015 15h23
Por Adriano Lesme

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) anunciou quais serão as medidas adotadas para garantir a segurança na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Mais de 7 milhões de pessoas farão o exame nos dias 24 e 25 de outubro.

Possíveis temas da redação do Enem

Estratégia dos participantes

A entrevista foi concedida na sede de monitoramento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que funcionará como um centro de operações do Enem. Nos dias das provas, a central vai receber em tempo real informações sobre clima, estradas e condições dos locais de prova.

A segurança do Enem conta com a participação da Polícia Federal (PF), PRF e Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). O MEC também está recebendo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fraudes

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que as tentativas de fraude serão punidas com rigor. O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irão monitorar as redes sociais para desclassificar os candidatos que publicarem fotos de dentro das salas.

Os locais de provas contarão com detectores de metais nos portões e nos banheiros. Os malotes com os cadernos de provas terão um cadeado eletrônico que avisa quando foram abertos. Eles só poderão ser abertos às 13h30, quando começam as provas. A partir dessa edição haverá um intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, para verificação de documentos e passagem no detector de metal.


Detector de metal será usado também nos banheiros

Mais de 9 mil servidores públicos federais participarão da aplicação do Enem, seja como fiscais de sala ou suporte na segurança e organização. A Polícia Federal cruzou os dados dos servidores com os de todos os participantes, para evitar possíveis fraudes.

Chuvas

O MEC está monitorando as chuvas no Sul do país, que podem impedir a realização das provas em algumas escolas. Se for necessário a troca de local de prova, os participantes serão avisados por e-mail, SMS e telefone. A organização também vai disponibilizar ônibus para os estudantes que tiverem o local de prova alterado momentos antes do exame.

Por Adriano Lesme