Enem 2016: Inep nega vazamento e fala sobre semelhança do tema da redação

Órgão informou que houve coincidência na temática, mas disse que as propostas são diferentes.

Em 07/11/2016 14h36 , atualizado em 07/11/2016 15h02
Por Lorraine Vilela Campos
Enem
Crédito da Imagem: enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar um comunicado sobre o suposto vazamento da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. De acordo com o órgão, a proposta "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" não é o mesmo assunto da prova falsa que circulou pela internet. 

Veja o comentário sobre a Redação do Enem 2016

De acordo com o Inep, a prova falsa divulgada em 2015 com o tema "Intolerância religiosa no século XXI" não permitiria ao estudante desenvolver a proposta de intervenção baseada na realidade brasileira e levando em consideração o respeito aos Direitos Humanos. 

O Instituto ressaltou que trata-se de uma coincidência dos assuntos e que a circulação deste material após o Enem 2016 é uma tentativa de tumultuar o exame. De acordo com o comunicado, a circulação de falsos temas ocorre todos os anos e que, por serem propostas de relevância social, acabam sendo semelhantes com o que é pedido pelo Enem. 

Entenda o caso

Em outubro de 2015, uma prova falsa circulou pelas redes sociais levantando dúvidas sobre um possível vazamento. Entre as informações contidas na imagem, estava o tema da redação: "Intolerância Religiosa no Século XXI". No dia 18 daquele mês, o Ministério da Educação postou a foto que estava sendo compartilhada e comunicou aos participantes que se tratava de uma fraude.

Nesta segunda-feira (7), a prova voltou a circular pela internet. Desta vez, os usuários das redes sociais chamaram a atenção para a semelhança do tema da redação do exame falso com a proposta de texto do Enem 2016, o qual foi finalizado ontem (6).  

Enem 2016

O Enem 2016 foi aplicado no último fim de semana, 5 e 6 de outubro. O primeiro dia foi composto por 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, enquanto o segundo trouxe 90 perguntas de Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação. 

Dos aproximadamente 8,6 milhões de inscritos, 5,8 milhões fizeram as provas neste fim de semana. Outros 271.033 só participarão do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro, já que seus locais do exame foram ocupados por estudantes. 

Os gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (9). Enquanto a versão do Inep não está disponível, que tal conferir a Correção Comentada do Brasil Escola?! 

Resultado

O Inep divulgou nesta segunda-feira (7) que o resultado Enem 2016 é esperado para 19 de janeiro. As notas podem ser usadas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou financiar seu curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).