Chega ao fim o primeiro dia de provas do Enem 2016

Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, já está disponibilizando a correção comentada.
Em 05/11/2016 19h03 , atualizado em 05/11/2016 19h06 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Terminou agora pouco o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. No total, 8.356.215 milhões de inscritos estavam habilitados para a prova deste sábado, 5 de novembro, que começou às 13h30 e terminou às 18h, em 16.071 locais de prova.

Acesse a página da Correção do Enem 2016

Os sabatistas, pessoas de convicção religiosa que guardam o sábado, iniciarão as provas às 19h. Eles também terão 4 horas e 30 minutos para responder as 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

Sobre a suposta transmissão ao vivo de uma prova do Enem no Facebook, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a divulgação é falsa e que se tratava de uma montagem com um caderno de questões de 2015. O índice de abstenção e o número de candidatos eliminados devem ser informados amanhã, segundo o órgão.

O Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, já está disponibilizando a correção comentada do primeiro dia de provas, com base no caderno de questões azul. O serviço é realizado pelo 9º ano consecutivo, gratuitamente e em tempo real. A resolução pode ser acompanhada pelo site, Twitter, Facebook e Google+ do Brasil Escola, inclusive com possibilidades de interação.

Ocupações

Por conta das ocupações em 405 locais de prova, 271.033 candidatos realizarão o Enem 2016 nos dias 3 e 4 de dezembro. Contudo, mesmo com aviso de adiamento, o Exame foi aplicado no Campus Amazonas da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém, e no Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga/DF. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A confusão aconteceu porque o Inep divulgou uma nova lista de locais onde as provas seriam adiadas uma hora antes da abertura dos portões. A decisão afetaria 159 candidatos no Cemab e 520 em Santarém, entretanto, estima-se que cerca de 40 estudantes que chegaram ao colégio conseguiram entrar e fazer o Enem.

Segundo a assessoria de comunicação do Inep, os fiscais de prova desses dois locais não receberam o aviso sobre o adiamento e, por isso, aplicaram normalmente o exame para os candidatos que compareceram. Quem esteve presente neste sábado, deverá comparecer amanhã para completar as provas. Os demais terão garantido o direito de realizar o exame em dezembro.

Segundo dia

Amanhã, 6, os candidatos terão 5h30 para responder as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; além da Redação. Cada área de conhecimento será composta por 45 questões de múltipla escolha. 

Veja o que pode e o que não levar para o Enem

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília, mas o início das provas está previsto somente para as 13h30. É recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência.

Eles deverão portar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O Cartão de Confirmação de Inscrição é opcional. A correção comentada deste domingo será iniciada às 19h.

O gabarito oficial será liberado na quarta-feira, 9. Já a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada. Já para as pessoas privadas de liberdade e jovens em medida socioeducativa, o Exame acontece nos dias 13 e 14 de dezembro.