Enem 2016: provas começam neste sábado (5)

Hoje serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Em 05/11/2016 00h01 , atualizado em 05/11/2016 01h15 Por Lorraine Vilela Campos

Enem
Enem
Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começa neste sábado, 5 de novembro. Foram inscritos 8,6 milhões de participantes, mas 240.304 não participarão das provas de hoje por causa das ocupações de 364 escolas para as quais eles foram escalados. 

Veja o que pode e o que não levar para o Enem

Orientações

Os participantes precisam comparecer aos locais de prova indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição (o qual pode ser consultado na Página do Participante e no aplicativo do Enem) com documento de identificação original com foto e caneta preta fabricada em material transparente. Não serão corrigidas as questões que forem assinaladas com outras cores de tinta, já que a correção da parte objetiva é feita por meio de leitor óptico que capta com maior facilidade o pigmento preto.

A apresentação do Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatória, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que as informações estejam com o aluno para facilitar a localização do endereço, bloco, andar e sala em que a o exame será aplicado. 

O celular e outros aparelhos eletrônicos não poderão ser utilizados no momento das provas, assim como lápis, borrachas e lapiseiras. Caso o estudante leve tais objetos, eles devem ser colocados em embalagem própria fornecida pelo Inep, a qual será lacrada e colocada embaixo da cadeira do participante. A abertura do pacote só é permitida fora da escola. 

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário de Brasília. O participante precisa ficar atento à hora em que o Enem começa no seu estado, levando em consideração o fuso-horário e o horário de verão. Atrasos não serão permitidos em nenhum caso, por isso é importante que o estudante conheça o trajeto até a escola, os horários do transporte público (quando for o caso) e pensar na possibilidade de possíveis congestionamentos nas áreas de concentração do exame. Por isso, sair de casa com antecedência é sempre a melhor opção. 

Sabatistas

Os sabatistas se encaixam no atendimento específico determinado no edital do Enem, sendo necessário que essa informação tenha sido dada ainda no momento da inscrição do Enem. O estudante que por convicção religiosa deva guardar o sábado, também precisa comparecer ao local do exame no horário dos demais candidatos, mas ficarão em uma sala reservada e só farão a prova a partir das 19h (horário de Brasília). A exceção é para os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, lugares nos quais será obedecido às 19h no horário local. 

Alimentação

O estudante pode levar alimentos em pequenas porções e que sejam de fácil manuseio, já que serão consumidos dentro das salas de aulas e o bom senso deve prevalecer para não prejudicar os demais participantes. Chocolates, castanhas, sanduíches naturais e balas são boas opções para consumo. Água e bebidas não alcoólicas também são permitidas, pois é importante que o aluno se matenha hidratado. Confira outras opções para alimentação no Enem.

Caderno de Provas

As provas serão entregues às 13h30, horário de Brasília. O estudante deve conferir seus dados impressos na capa do caderno de provas e, caso haja algum erro de identificação, é necessário chamar o fiscal de sala e informar o problema para que seja alterado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem quatro cores de caderno de perguntas e o participante deve assinalar a que corresponde ao seu, em ambos os dias, também no cartão de respostas, já que ela pode ser diferente no sábado e no domingo. As orientações da capa também solicitam que estudante transcreva a frase de verificação que está impressa. 

Composição das Provas

As provas deste sábado serão compostas por 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração total da prova é de 4h30 neste primeiro dia. O estudante receberá um caderno de perguntas (contendo textos, gráficos, tabelas e as perguntas e suas alternativas), o mesmo serve de material de apoio e pode ser usado como rascunho. No entanto, só serão válidas as informações marcados no cartão-resposta de leitura-óptica, cujos círculos devem ser preenchidos por completo e sem rasuras. 

Já as provas de amanhã (6) serão mais extensas, por causa da presença da redação, totalizando 5h30 de exame. O estudante responderá 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A produção textual é a única parte discursiva do Enem, a qual traz um pequeno enunciado de apoio ao aluno para que seja produzido um texto dissertativo-argumentativo em prosa. É importante que o aluno lembre de apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, a solução para o problema. 

A saída definitiva das salas é permitida após duas horas de prova. No entanto, quem quiser levar o caderno de questões só pode ir embora faltando 30 minutos para o fim do Enem. 

Os gabaritos oficiais serão publicados pelo Inep no dia 9 de novembro. Já o resultado é esperado para o mês de janeiro. 

Ocupações 

O MEC confirmou o adiamento do Enem para mais de 240 mil estudantes. O motivo é a ocupação de 364 escolas que foram escalas para serem locais de prova do exame. Com a mudança, a nova data foi marcada para 3 e 4 de dezembro. As regras de aplicação serão as mesmas, o que muda é o conteúdo das questões e o tema da redação. 

Correção Comentada

O Brasil Escola auxilia o participante do Enem na expectativa pelo gabarito do exame, sabe como? Com a Correção Comentada, em parceria com o colégio Oficina do Estudante, você pode acompanhar em tempo real a resolução das questões das provas aplicadas. 

Neste sábado, você confere a correção das questões de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, a partir das 18h30. Já amanhã, os estudantes terão acesso às resoluções de Matemática e Linguagens e Códigos, além de comentários sobre a Redação. No domingo, as respostas podem ser conferidas a partir das 19h30. 

A Correção Comentada será publicada no próprio Vestibular Brasil Escola e também no Twitter oficial @brasilescola. Além disso, fique por dentro das novidades sobre o Enem no nosso Snapchat brasilescola e no Instagram @brasilescolaoficial