Garra Cursinho Popular - UFJF

Preparatório gratuito para o Enem ligado à UFJF atende estudantes de baixa renda de Juiz de Fora.
Por Rafael Batista

O projeto atende por ano 60 alunos que se preparam para o ensino superior.
O projeto atende por ano 60 alunos que se preparam para o ensino superior.
Crédito da Imagem: projeto garra
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado pelos estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Projeto Garra oferece aulas gratuitas com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para estudantes que desejam cursar o ensino superior. 

O projeto atende alunos de escolas públicas que não têm condições de pagar um cursinho particular. Podem se inscrever também candidatos oriundos da rede privada, que cursaram ou estejam cursando o ensino médio na condição de bolsista. 

O processo de seleção do Projeto Garra inclui três etapas: avaliação teórica, sorteio e entrevista socioeconômica. São selecionados 70 estudantes, sendo sete deles com mais de 30 anos e que nunca cursaram o ensino superior.

Tópicos deste artigo

Inscrições

A inscrição para o Projeto Garra é feita pela internet entre os meses de março e abril. No ato do registro, é necessário preencher um formulário com informações socioeconômicas do candidato e de seu grupo familiar. Todo o procedimento de inscrição é gratuito.

O cursinho prevê o encerramento das inscrições quando o número de registros chegar a 400. Em seguida, os estudantes inscritos são submetidos a primeira etapa, composta por uma prova teórica com 50 questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na segunda fase, os melhores colocados participam de um sorteio para saber os que devem passar pela entrevista socioeconômica. Na terceira e última etapa, os estudantes precisam apresentar a documentação comprove as informações prestadas no ato da inscrição.

Aulas

As aulas do cursinho do Projeto Garra acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, de quarta a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h20 às 12h, e são ministradas por alunos da UFJF que atuam na condição de voluntários. O projeto acontece na Faculdade de Letras da universidade.

Além das aulas expositivas, os alunos recebem material didático, acessam uma plataforma online com videoaulas e participam de simulados durante o ano. Para garantir permanência no cursinho é necessário ter frequência em pelo menos 75% das aulas.

Projeto Garra
Endereço: Faculdade de Letras da UFJF - Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Bairro São Pedro
E-mail: contato.projetogarra@gmail.com
Facebook: /garracursinhopopular
Instagram: @garra.cursinho