Em 22/03/2012 14h56 , atualizado em 09/01/2020 14h39

Curso Pré-Universitário Popular da UFJF

Cursinhos comunitários

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Projeto Pré-Universitário da UFJF foi desativado, atualmente a única ação de extensão da universidade com o mesmo objetivo é o Projeto Garra, mantido pelos estudantes de Medicina.

O Curso Pré-Universitário Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (CPU/UFJF) foi criado em 2005 com o objetivo de atender estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora que desejam prestar vestibular e não têm condições financeiras de arcar com os custos de um cursinho particular.

As inscrições geralmente acontecem em março e podem ser feitas por estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou que estão no 3º ano do ensino médio, também na rede pública. No ato de inscrição é necessário preencher um questionário socioeconômico e apresentar documentos pessoais. Não há cobrança de taxa.

Anualmente, o cursinho oferece cerca de 180 vagas, sendo 30% reservadas para candidatos negros. Caso o número de inscritos ultrapasse a oferta de vagas, o que geralmente acontece, há um processo seletivo composto de duas etapas. A primeira é a análise socioeconômica dos candidatos, enquanto a segunda é uma prova composta de 40 questões objetivas divididas em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química e Física.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas são ministradas no Colégio de Aplicação João XXIII, no horário das 18h30 às 22h30 de segunda à sexta-feira, e das 8h às 14h aos sábados. O ano letivo começa no final de abril e prossegue até o final do ano, quando são realizados o Vestibular da UFJF e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A equipe de professores do Curso Pré-Universitário Popular é formada por alunos graduandos ou pós-graduandos dos cursos de Matemática, Física, Química, Letras, Geografia, História, Ciências Biológicas, Pedagogia, Administração, Ciência da Computação, Psicologia e Comunicação Social da UFJF. Além das aulas tradicionais, os estudantes do cursinho contam com atividades de informática.

Telefone: (32) 3229-7605 – das 18h às 22h30
E-mail: cursinho@ufjf.edu.br
Endereço: Colégio de Aplicação João XXIII, Rua Visconde de Mauá nº 300, Bairro Santa Helena - Juiz de Fora/MG

Artigos Relacionados
O Pré-Uni é cursinho gratuito da UFLA que atende por ano 150 estudantes da rede pública em Lavras.
Criado por estudantes de Medicina da UFJF, Projeto Garra atende estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora que vão fazer o Enem.
Cursinho é voltado para estudantes de escolas públicas que almejam vaga em universidade ou certificado de conclusão do ensino médio.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES