Curso Pré-Universitário Popular da UFJF

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Projeto Pré-Universitário da UFJF foi desativado, atualmente a única ação de extensão da universidade com o mesmo objetivo é o Projeto Garra, mantido pelos estudantes de Medicina.

O Curso Pré-Universitário Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (CPU/UFJF) foi criado em 2005 com o objetivo de atender estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora que desejam prestar vestibular e não têm condições financeiras de arcar com os custos de um cursinho particular.

As inscrições geralmente acontecem em março e podem ser feitas por estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou que estão no 3º ano do ensino médio, também na rede pública. No ato de inscrição é necessário preencher um questionário socioeconômico e apresentar documentos pessoais. Não há cobrança de taxa.

Anualmente, o cursinho oferece cerca de 180 vagas, sendo 30% reservadas para candidatos negros. Caso o número de inscritos ultrapasse a oferta de vagas, o que geralmente acontece, há um processo seletivo composto de duas etapas. A primeira é a análise socioeconômica dos candidatos, enquanto a segunda é uma prova composta de 40 questões objetivas divididas em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química e Física.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas são ministradas no Colégio de Aplicação João XXIII, no horário das 18h30 às 22h30 de segunda à sexta-feira, e das 8h às 14h aos sábados. O ano letivo começa no final de abril e prossegue até o final do ano, quando são realizados o Vestibular da UFJF e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A equipe de professores do Curso Pré-Universitário Popular é formada por alunos graduandos ou pós-graduandos dos cursos de Matemática, Física, Química, Letras, Geografia, História, Ciências Biológicas, Pedagogia, Administração, Ciência da Computação, Psicologia e Comunicação Social da UFJF. Além das aulas tradicionais, os estudantes do cursinho contam com atividades de informática.

Telefone: (32) 3229-7605 – das 18h às 22h30
E-mail: cursinho@ufjf.edu.br
Endereço: Colégio de Aplicação João XXIII, Rua Visconde de Mauá nº 300, Bairro Santa Helena - Juiz de Fora/MG