Cursinho Popular Guimarães Rosa – UFMG

Preparatório gratuito para o Enem é voltado para estudantes de baixa renda de Belo Horizonte
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Cursinho Popular Guimarães Rosa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular Guimarães Rosa é um preparatório para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto de extensão da Faculdade de Medicina é totalmente gratuito e tem oferta de 30 vagas por ano. 

As inscrições do cursinho Guimarães Rosa são recebidas em janeiro, pela internet, sem taxa para participação. Ao se inscrever, o candidato deve preencher o questionário socioeconômico e precisa informar em qual modalidade está: A - estudante da edição anterior do projeto e que teve a frequência mínima; B - demais concorrentes.

O candidato deve atender aos critérios abaixo para participar:

- Estar no 3º ano do ensino médio ou já ter concluído os estudos em escola pública municipal ou estadual, assim como os candidatos que concluíram o ensino médio pelo Enem, Encceja ou exame especial em um Centro de Educação Continuada (CESEC);

- Ter feito os dois primeiros anos ensino médio em escola pública municipal ou estadual;

- Ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

Seleção 

Todos os candidatos fazem uma redação no mês de fevereiro, em data estipulada no edital do cursinho. O texto constitui um dos critérios da avaliação dos concorrentes, sendo a seleção diferente para cada modalidade. 

  • Modalidade A: a seleção dos inscritos na modalidade A é feita antes da modalidade B. Os candidatos são analisados pela redação e pela avaliação da frequência na edição em que participaram do cursinho. 
     
  • Modalidade B: os candidatos com as melhores redações participam de um sorteio para ficar com as vagas restantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

O cursinho Guimarães Rosa costuma ter início em março e segue até a semana que antecede a realização do Enem, em novembro. O estudante aprovado na seleção tem a vaga garantida por um ano, desde que tenha a frequência mínima. 

As aulas são ministradas de maneira voluntária por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, de segunda a sexta-feira, no período noturno. O conteúdo é composto por redação, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza. 

Há monitoria no período da tarde e atividades complementares podem ser realizadas aos sábados. 

Tópicos deste artigo

Cursinho Popular Guimarães Rosa

Endereço: Faculdade de Medicina UFMG - Belo Horizonte
Site: https://guimaraesrosa.org/
Facebook: /guimaraesrosacp 
Instagram: @guimaraesrosacp