Cursinho Afin (UFU)

Programa prepara estudantes de escolas públicas para o Enem e vestibular da UFU.
Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa Ações Formativas Integradas (Afin) é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Seu objetivo é preparar estudantes carentes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular de meio de ano da instituição.

O cursinho é gratuito e voltado para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído os estudos, desde que sejam oriundos de escolas públicas.

As inscrições são feitas no início do ano. Não há nenhuma cobrança de taxa e a documentação e demais formulários devem ser entregues nos campi de Santa Mônica (Uberlândia), Ituiutaba, Monte Carmelo e Pato de Minas.

Seleção

A seleção do Afin é exclusivamente pela análise socioeconômica. A UFU estabelece critérios de prioridade na classificação, atribuindo pontuações diferentes para alguns dados respondidos no questionário. Os principais são:iIntegrar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); participar do Bolsa Família ou Minha Casa, Minha Vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podem se inscrever estudantes do 3º ano do Ensino Médio, alunos da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), egressos do Ensino Médio das escolas públicas e bolsistas integrais da rede particular.

A oferta de vagas muda conforme o semestre, a cidade e as turmas (vespertina e noturna). Geralmente, há mais vaga para estudantes de Uberlândia.

Tópicos deste artigo

Aulas

O cursinho AFIN é totalmente gratuito, começando em março e terminando na semana anterior ao Enem. As aulas são ministradas em dois horários: das 14h às 18h e das 18h30 às 22h15. 

O projeto conta com aulas ministradas por alunos da UFU, os quais são selecionados por edital, e possuem como tutores os professores da própria universidade, além da Pró-Reitoria de Extensão.

Cursinho Afin
Monte Carmelo: cursinhoafin@gmail.com;
Ituiutaba: secretariaafinpontal@gmail.com;
Uberlândia: acoesformativasintegradas@gmail.com.