Topo
pesquisar
Em 16/03/2016 16h36, atualizado em 30/03/2017 12h25

Cursinho Afin (UFU)

Cursinhos comunitários

Programa prepara estudantes de escolas públicas para o Enem e vestibular da UFU. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Programa Ações Formativas Integradas (Afin) é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Seu objetivo é preparar estudantes carentes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular de meio de ano da instituição.

O cursinho é gratuito e voltado para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído os estudos, desde que sejam oriundos de escolas públicas.

As inscrições são feitas no início do ano. Não há nenhuma cobrança de taxa e a documentação e demais formulários devem ser entregues nos campi de Santa Mônica (Uberlândia), Ituiutaba e Patos de Minas. 

Processo Seletivo

A seleção do Afin é exclusivamente pela análise socioeconômica. A UFU estabelece critérios de prioridade na classificação, atribuindo pontuações diferentes para alguns dados respondidos no questionário. Os principais são:iIntegrar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); participar do Bolsa Família ou Minha Casa, Minha Vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de a seleção atribuir maior pontuação aos integrantes de programas do Governo Federal, todos os estudantes oriundos da rede pública que se inscrevam corretamente concorrem às vagas.

A oferta de vagas muda conforme a cidade em que o cursinho é oferecido. Ituiutaba conta com 150 vagas, enquanto Patos de Minas oferece 90 e o campus Santa Mônica (Uberlândia) preenche 80 vagas. 

Aulas

O cursinho AFIN é totalmente gratuito, começando em março e terminando na semana anterior ao Enem. As aulas são ministradas em dois horários: das 14h às 18h e das 18h30 às 22h15. 

O projeto conta com aulas ministradas por alunos da UFU, os quais são selecionados por edital, e possuem como tutores os professores da própria universidade, além da Pró-Reitoria de Extensão.

Cursinho Afin
Endereço: Campus Santa Mônica (Uberlândia); unidades de Patos de Minas e Ituiutaba. 
Telefone: (34) 3291-8949 (Uberlândia), (34) 3823-3714 / 3823-1917 ramal 41 (Patos de Minas), (34) 3271-5280 (Ituiutaba)
Facebook: www.facebook.com/acoesformativasintegradas2015/

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola