Whatsapp
Em 03/12/2007 11h00 , atualizado em 05/03/2014 11h55

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Universidades

Por Adriano Lesme
Faculdade de Serviço Social
Faculdade de Serviço Social
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi criada por meio do decreto 3.858, assinado no governo de Juscelino Kubitschek. Posteriormente ocorreu a federalização da mesma. Em 2012, foi criado o Campus de Governador Valadares, o primeiro fora de Juiz de Fora. Atualmente a UFJF é uma das melhores universidades públicas do Brasil, atendendo cerca de 20 mil alunos.

Campus Universitário: Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, Bairro São Pedro - Juiz de Fora/MG. Telefone: (32) 2102-3800.

Campus Avançado de Governador Valadares: em construção (a sede provisória está no Centro da cidade).

Cursos Ministrados

Juiz de Fora: Administração; Artes Visuais; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas; Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design; Arquitetura e Urbanismo; Bacharelado em Música; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Ciências Econômicas; Ciências Exatas; Ciências Sociais; Cinema e Audiovisual; Design; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Computacional; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Elétrica em Robótica e Automação Industrial; Engenharia Mecânica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Estatística; Farmácia; Filosofia; Física; Fisioterapia; Geografia; História; Jornalismo; Letras; Matemática; Medicina; Moda; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; Química; Serviço Social; Sistemas de Informação; Turismo.

Governador Valadares: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Economia; Educação Física; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia.

Ensino a Distância

Administração Pública e licenciaturas em Computação, Educação Física, Física, Matemática, Química e Pedagogia.

Site: www.nead.ufjf.br

Vestibular

Em novembro de 2011 a UFJF decidiu acabar com o vestibular tradicional. A partir de 2012 a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) corresponde a seleção de 70% das vagas oferecidas pela universidade, enquanto a seleção dos 30% restantes é feita pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O ingresso via Enem é feito através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Avaliação Seriada

Possui o Programa de Ingresso Seletivo Misto, o PISM, de maneira seriada, no decorrer das séries do ensino médio. Do total de vagas, 30% são disputadas pelos candidatos ao PISM - Mídulo III e 70% pelos candidatos que fizeram o último Enem.

Cotas

A UFJF cumpre a Lei de Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Essa divisão vale para a seleção via SiSU e para o Pism.

Site
www.ufjf.br

Artigos Relacionados
1ª Reclassificação PISM UFJF 2º semestre 2017
Elas poderão ser feitas até 17 de abril com a taxa de R$ 50. Agora a seleção será por meio de provas.
São ofertadas 1.400 vagas em sete cursos divididos em 18 polos. Seleção será através do desempenho do Enem 2012 ou 2013.
Hoje começam as perguntas discursivas para os três módulos da seleção.
O Projeto Garra, curso preparatório para o Enem da UFJF, está com inscrições abertas para as turmas do extensivo 2017. Elas podem ser feitas até 2 de abril.
Quase 20 mil se inscreveram nos três módulos; concorrência também foi liberada.
Testes foram para interessados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música.
Vagas ofertadas são para Juiz de Fora e Governador Valadares; matrículas são dias 20 e 21.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES