Whatsapp
Em 19/02/2013 17h54 , atualizado em 28/06/2017 07h49

Cursinho Alternativo da Unesp de Marília (CAUM)

Cursinhos comunitários

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Dentro da Faculdade de Filosofia e Ciências do Campus de Marília da Universidade Estadual Paulista (Unesp) funciona o Cursinho Alternativo da Unesp de Marília (CAUM). Criado em agosto de 1998, o curso de caráter comunitário visa complementar a formação dos estudantes de ensino médio da rede pública e a oferecer condições para que eles possam ingressar na universidade, preferencialmente pública.

Quando foi criado, o cursinho oferecia 60 vagas. Atualmente, são 120 vagas distribuídas da seguinte maneira: 10 vagas para alunos que já pertenceram ao CAUM e 110 vagas para os candidatos de baixa renda. Os concorrentes egressos de escolas públicas têm prioridade na ocupação das vagas.

As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 19h30 às 22h45, e, eventualmente, aos sábados à tarde. Elas começam em março e prosseguem até o vestibular do final de ano da Unesp, sendo realizadas em três salas da Faculdade de Filosofia e Ciências.

Os alunos recebem aulas de todas as disciplinas do ensino médio e são preparados para o processo seletivo das universidades públicas paulistas, em especial da Unesp. Os professores são bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp (Proex) e os monitores são alunos dos cursos das Áreas de Humanas e Biológicas do Campus de Marília.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes do CAUM não precisam pagar nenhuma mensalidade e ainda recebem todo o material didático. As inscrições são gratuitas e realizadas de novembro a fevereiro. Os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição e um questionário socioeconômico para entregá-los, juntamente aos documentos pessoais, na Secretaria do CAUM.

A média anual de aprovação dos estudantes do CAUM é de 40% em universidades públicas e de 25% em faculdades particulares.  

Cursinho Alternativo da Unesp de Marília
Endereço: Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Marília/SP
Telefone: (14) 3402-1368
E-mail: secretariacaum@hotmail.com
Facebook: /cursinhocaum

Artigos Relacionados
Conheça o cursinho Pré-Vestibular gratuito do campus de Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), chamado CIUNI, que auxilia a inclusão de jovens de baixa renda no ensino superior, além da inclusão cultural.
Pré-Vestibular Cuca Fresca oferece 90 vagas anuais para alunos advindos de escolas públicas de Itapeva e região.
O Cursinho Popular Lemense tem seu foco no Enem e atende estudantes matriculados no ensino médio ou que já terminaram.
Aulas do Pré-Vestibular Alvo são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h40, nos campus de Dracena da Unesp
Semi-extensivo ministrado por alunos voluntários da graduação ou pós-graduação em Odontologia e Medicina Veterinária da UNESP.
Pré-vestibulares de da Unesp Marília e do SuperAção da UFPE ofertam mais de 100 vagas cada.
Conheça o Cursinho Metamorfose, que oferece preparação para o Enem para estudantes de escolas públicas de São José do Rio Preto.
Saiba como funciona o cursinho CUCA e veja como se inscrever. Conheça as vagas e a forma de seleção do pré-vestibular.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES