Whatsapp
Em 02/01/2019 15h05 , atualizado em 02/01/2019 15h06

CIUNI (UNIFESP)

Cursinhos comunitários

Professores de Diadema atuam como voluntários para ajudar estudantes de escolas públicas a ingressar no ensino superior Por Thaís Dutra
Inscrições são realizadas em janeiro e aulas iniciam em março
Inscrições são realizadas em janeiro e aulas iniciam em março
Crédito da Imagem: CIUNI-UNIFESP
PUBLICIDADE

Promovido pelo Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Cursinho Institucional Universitário (CIUNI) surgiu em 2015, após um estudo do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) mostrar que a maioria dos estudantes do campus era oriunda de outros municípios. 

Com isso, o CIUNI nasceu com o objetivo de promover mais oportunidade aos moradores de Diadema de ingressar no ensino superior, principalmente os estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas. 

Para participar, os candidatos devem se inscrever pela internet e passar por um processo de seleção em que são analisadas as informações sobre o histórico escolar e da situação socioeconômica da família. Em seguida, é fundamental que os pré-selecionados se apresentem e confirmem o interesse na vaga. Posteriormente, a matrícula deve ser realizada presencialmente.

Aulas 

A área pedagógica do cursinho universitário CIUNI conta com três funções diferentes: de professor, plantonista e coordenador de área. Os professores são os voluntários que têm disponibilidade no período noturno para ministrar as aulas gratuitamente. Cada professor ministra no máximo duas aulas por semana, de 50 minutos cada. O trabalho também pode contar como horas complementares para graduandos em licenciatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os plantonistas são responsáveis por plantões de uma hora, pelo menos uma vez na semana, também no período noturno. Já o coordenador de área fica com a responsabilidade de administrar o conteúdo que será ministrado pelos professores e outros assuntos referentes às matérias. A função também conta como horas complementares para os graduandos. 

As aulas, que costumam iniciar em março, são gratuitas e ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e aos sábados, das 10h às 16h, na própria Universidade, na Fundação Florestan Fernandes, situada na Rua Manoel da Nóbrega, número 1.149, Centro. 

Durante as aulas, os alunos são preparados para os vestibulares e incluídos no universo da cultura.

CIUNI – UNIFESP
Endereço: Fundação Florestan Fernandes - Rua Manoel da Nóbrega, número 1.149, Centro
E-mail: ciuni.rh@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/CIUNIDiadema/

Artigos Relacionados
Pré-vestibular é mantido por graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de São Paulo.
Aulas são gratuitas e ocorrem de segunda a sexta, no período noturno, na Faculdade de Filosofia e Ciências.
Conheça o Cursinho Popular Dra. Jurema Gomes Xavier, pré-vestibular gratuito ministrado por alunos da Faculdade de Direito de Franca (FDF).
O Cursinho Popular Lemense tem seu foco no Enem e atende estudantes matriculados no ensino médio ou que já terminaram.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES