Whatsapp
Em 28/03/2016 16h51 , atualizado em 16/02/2021 14h48

Cursinho Popular Pré-Vestibular da FAMEMA

Cursinhos comunitários

Projeto de extensão da FAMEMA visa a inclusão social de estudantes e o preparo para vestibulares e Enem. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Criado em 2004, o Cursinho Popular Pré-Vestibular da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) foi idealizado pelos estudantes de Medicina da instituição como projeto de extensão do Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (DACA). 

O projeto visa a inclusão social e preparo de estudantes de baixa renda para o ingresso em instituições públicas de ensino superior. Das oportunidades oferecidas, 1/3 é obrigatoriamente voltado para quem já concluiu o ensino médio.

Podem se inscrever os oriundos de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular, desde que comprovem renda mensal familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo, tomando como referência a segunda faixa de piso salarial vigente no Estado de São Paulo. Os candidatos que cursaram ou cursam o terceiro ano do ensino médio em instituição particular com bolsa parcial também podem ser admitidos, desde que haja vagas remanescentes.

As inscrições são feitas pela internet, em formulário próprio, enquanto a documentação é entregue no dia da prova de seleção. Há uma cobrança de R$ 25 para participação. O cursinho oferece 36 vagas anuais.

Seleção*

O processo seletivo é constituído de análise socioeconômica da documentação apresentada e aplicação de uma prova. O teste contém 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre as disciplinas de História, Geografia, Biologia, Química, Matemática, Física, Gramática, Literatura, Interpretação de Texto e Inglês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado é informado no mês de fevereiro, por meio da página do cursinho no Facebook e também no mural do DACA. As aulas têm início em março. 

*Em 2021, por conta da pandemia de coronavírus, a oferta foi de 250 vagas para aulas on-line. A seletiva foi feita por ordem de inscrição.

O cursinho

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, por estudantes da FAMEMA. A equipe é formada por 58 membros, sendo 15 na coordenação, 23 professores e 20 plantonistas.

O projeto não possui financiamento nem patrocínio, dependendo de doações e cobrança de simulados para sua manutenção e compra de materiais para os estudantes. 

Cursinho Popular FAMEMA

Endereço: FAMEMA - Av. Monte Carmelo, N° 800, Fragata - Marília/SP. 
Telefone: (14) 3422-1858
Blog do Cursinho Popular FAMEMA
Facebook do Cursinho

Artigos Relacionados
A FAMEMA iniciou hoje (19) as inscrições do Vestibular 2017. São oferecidas 80 vagas em Medicina e 40 em Enfermagem. Prazo acaba em 11/11.
O prazo para inscrições no Vestibular 2017 da FAMEMA, em São Paulo, acaba hoje, 11 de novembro. A taxa é de R$ 165.
Foi liberado na manhã de hoje, 30 de novembro, o acesso aos locais de prova do Vestibular 2017 da FAMEMA, de São Paulo.
A FAMEMA realiza hoje, 11 de dezembro, seu Vestibular 2017, que irá preencher 80 vagas no curso de Medicina e 20 em Enfermagem.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES