Patrocínio:

Whatsapp
Em 28/08/2020 11h50 , atualizado em 28/08/2020 12h12

Pressão do segundo semestre: como o vestibulando deve lidar?

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Por Oficina do Estudante
Wander Azanha é professor de física e orientador educacional do Cursinho Pré-Vestibular Oficina do Estudante
Wander Azanha é professor de física e orientador educacional do Cursinho Pré-Vestibular Oficina do Estudante
Crédito da Imagem: Oficina do Estudante
PUBLICIDADE

Antes de mais nada, o segundo semestre é um período importantíssimo para os vestibulandos. Primeiro por que as provas se aproximam e, segundo, porque neste ano ainda existe a agravante da pandemia. Então, a o estresse, que já é habitual, torna a pressão do segundo semestre ainda maior.

Leia também: Dicas para combater o estresse pré-vestibular e Enem

Olhando pelo lado ruim da pandemia, os alunos poderiam se apegar apenas com o aspecto negativo da situação. Isso porque há todo o estresse das aulas on-line, da superexposição virtual, de todo o conteúdo e da hiperconexão deles na internet etc. Isso sem mencionar que a internet nem sempre funciona, pois o mundo está conectado e o sinal pode oscilar.

Pressão do segundo semestre

Dessa forma, todo esse pacote causa um cansaço extremo e, em alguns casos, até um desânimo com o ritmo de estudos. Por isso, alguns alunos nos relatam inclusive uma grande falta de vontade de estudar. Alguns até pensaram em desistir e esse é o lado mais cruel deste período atípico que estamos vivendo.

Porém, entretanto, contudo e todavia, como sou otimista incurável, acredito que podemos olhar a pandemia por outro prisma. Afinal, as provas dos principais vestibulares, Unicamp, USP, Unesp, e também o Enem, foram postergadas para janeiro de 2021. Assim sendo, os estudantes terão mais tempo para:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, aquele ou aquela que seguir firme, não esmorecer, terá grandes chances de passar, pois muitos já ficaram pelo caminho tortuoso da pandemia. 

Então, meu conselho é: sigam fortes. Tenha fé e foco, meu caro, dê o seu melhor e espere que a aprovação virá. Seja seu próprio personal, dê ânimo a si próprio, propondo metas curtas e que possam ser cumpridas, e vá passo a passo ganhando confiança no que está fazendo.

Dicas principais

> faça exercícios físicos;

> procure atividades que você goste de praticar;

> mantenha a disciplina com os horários e metas de estudo;

> tenha consciência do próprio limite (melhor estudar 3 horas no dia assimilando todo o conteúdo do que estudar 5 horas cansando além do seu limite);

> cuide de sua saúde mental.

Relacionados
A pandemia do novo coronavírus trouxe a incerteza de quando os vestibulares e o Enem serão realmente realizados e como vai funcionar a aplicação das provas.
Com provas adiadas para 2021, estudantes ganham mais tempo para a preparação do Enem e vestibulares. Veja dicas para estudar em casa e gratuitamente!
Duas psicólogas especialistas em jovens dão dicas para manter a saúde mental durante o isolamento do novo coronavírus. Manter a saúde é importante na hora dos estudos.
Devido à pandemia de Covid-19, os vestibulares para ingresso em 2021 serão sem precedentes. Veja algumas dicas para mandar bem na revisão.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES