Revisão para vestibulares está diferente

Ano atípico também impacta na reta final para os exames: especialista dá dicas de como se sair bem
Em 26/11/2020 15h50 , atualizado em 26/11/2020 15h51 Por Oficina do Estudante

Crédito da foto: Fábio Mazzitelli / ACI Unesp
Crédito da foto: Fábio Mazzitelli / ACI Unesp
Crédito da Imagem: Fábio Mazzitelli / ACI Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Devido à pandemia de Covid-19, os vestibulares para ingresso em 2021 serão sem precedentes. As faculdades tiveram que mudar a forma como aplicam a prova, e a Unicamp, por exemplo, deixará de usar as notas do Enem, em caráter excepcional.

A preparação para o vestibular também está diferente, já que na maior parte do ano as aulas foram assistidas remotamente. E agora, na reta final, como tirar maior proveito da revisão, nesse ‘novo’ normal? Tentando, na medida do possível, comparecer às aulas presenciais, apontam especialistas. Isso porque o contato – respeitando todas as normas sanitárias – contém um aspecto essencial: a socialização, que gera motivação.

“E, se o aspecto psicológico pode fazer a diferença entre ser ou não aprovado em anos normais, agora, mais do que nunca, esse item é imperativo, devido a tudo o que aconteceu em 2020”, declara o professor Daniel Cecílio, diretor do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante.

DICAS

O que revisar? Como escolher? Um primeiro requisito é que o aluno já tenha visto o conteúdo que pretende rever (mesmo porque normalmente não há tempo para aprender conteúdos novos).

O segundo ponto – que precisa estar muito claro – é que talvez não seja possível rever tudo (porque estamos falando de 11 anos de Ensino Básico, comprimidos em três anos de Ensino Médio, resumidos em alguns meses de preparação), por isso, saber quais são os assuntos mais incidentes e seguir as dicas dos professores é uma estratégia fundamental nesse momento de direcionamento e priorização dos estudos.

Veja os temas que mais caem no Enem

Por outro lado, focar muita energia em um conteúdo que você domina muito ou que desconhece completamente pode ser um desperdício de tempo, pois o aluno não evoluirá muito, no caso de assuntos com grande domínio, ou demorará muito tempo para aprender o que ainda não foi estudado ou aprendido adequadamente. Por isso, a revisão é uma questão de otimizar o tempo e focar nos assuntos que pode evoluir mais em menos tempo.

Em relação às redações, a orientação é de que elas continuem sendo feitas, pelo menos uma vez por semana, e com ênfase no vestibular específico que se vai prestar.

Pratique sua redação e confira a correção gratuita

Datas dos vestibulares e Enem

UNICAMP
1ª fase: 6 e 7 de janeiro
2ª fase: 7 e 8 de fevereiro de 2021

ENEM
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021
Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

FUVEST
1ª fase: 10 de janeiro de 2021
2ª fase: 21 e 22 de fevereiro de 2021

UNESP
1ª fase: 30 e 31 de janeiro de 2021
2ª fase: 28 de fevereiro de 2021