Como a prática de atividade física pode ajudar nos estudos

Praticar atividades físicas traz benefícios que vão muito além das características estéticas, mas ajuda também no equilíbrio da mente.
Em 27/06/2019 15h39 , atualizado em 27/06/2019 18h40 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Enquanto muitos esperam seu dia chegar, outros relutam contra ela: a aula de Educação Física. Desde os primeiros anos de vida em que são apresentadas às práticas esportivas, muitas pessoas dividem gostos e opiniões diferentes. Uns a fazem por obrigação, outros a amam e têm também aqueles que não a praticam de forma alguma.

Mas o que nem todos têm conhecimento é da série de benefícios que a prática de uma atividade física pode trazer, inclusive, para estudantes. O certo é que praticar atividades físicas traz transformações que vão muito além das características físicas, ajudando também em aspectos emocionais e, consequentemente, proporciona a sensação de bem-estar.

Na fase do pré-vestibular, muitos estudantes costumam enfrentar um período estressante, já que envolve uma série de incertezas, ansiedade, cobranças e, em grande parte das vezes, acaba não “sobrando tempo” para se exercitar ou até mesmo ter um momento de lazer, o que é fundamental para manter o que diz naquela conhecida frase: “mente sã, corpo são”. Ou seja, manter um equilíbrio entre o corpo e a mente.

Veja: Exercícios físicos melhoram desempenho de estudantes no Enem

Uma das grandes responsáveis pela sensação de bem-estar causada pela prática de exercícios é a endorfina, uma substância natural liberada pelo corpo durante ou após uma atividade física. Por isso, muitas vezes, até mesmo as pessoas que não gostam de praticar uma atividade física acabam gostando da sensação de bem-estar após as concluírem.

Saiba mais: Relação entre exercícios físicos e a memória

Mas também existem os cuidados que devem ser levados em consideração na hora de começar a praticar algum exercício. O primeiro deles é o risco de lesões. Por isso, é sempre muito importante procurar ajuda de profissionais da área, principalmente se você for um iniciante, para que não se machuque logo no começo e corra o risco de desistir ou de ter alguma consequência mais grave.

O outro ponto importante, já que estamos falando de bem-estar, é não deixar que essa atividade física se torne outro “peso” ou um obstáculo adicional na sua correria diária. Existe um leque de oportunidades para você se exercitar, então se teste em várias opções para ver qual vai te dar mais prazer.

Ainda falando sobre a escolha de um exercício, cada pessoa pode optar por atividades que se encaixem no seu perfil. Tem gente que gosta mais da individualidade, por isso pode praticar corridas ou até mesmo musculação escutando suas músicas preferidas. Já para quem gosta da coletividade, há inúmeras oportunidades para socializar-se, como nos casos de lutas, danças e os tradicionais esportes coletivos como futebol, vôlei, basquete e muitos outros. O importante é que cada um escolha uma opção que se sinta bem, para assim poder unir o útil ao agradável e conquistar bons resultados em diversas áreas da vida com o aumento da disposição física, equilíbrio da mente e melhora na saúde.

Veja algumas dicas para incluir a atividade física na sua vida de estudante:

Esportes coletivos são uma boa opção para os momentos de lazer

- A prática de exercícios não tem faixa etária, ela é importante para todas as pessoas, desde crianças a idosos. Por isso, lembre-se: você só precisa começar;

- Na correria dos estudos é muito importante que você tenha um cronograma para se organizar. Aproveite para incluir pelo menos 30 minutinhos de exercícios na sua rotina;

- Escolha uma atividade que você goste, para não “ganhar” mais um problema no seu dia a dia;

- Aproveite para se socializar. Principalmente nos esportes coletivos, faça novos amigos e transforme esse momento numa atividade de lazer;

- Por último, não se esqueçam: alimentem-se bem e mantenham-se hidratados. 

Agora que você já tem mais consciência do quanto se exercitar é importante, aproveite mais as aulas de Educação Física que a sua escola oferece ou tire um momento para se exercitar da forma que se sentir melhor. Essa atitude é fundamental para te auxiliar no alcance de bons resultados na hora dos estudos.