Amanhã (20) é o último dia para se inscrever no Enem 2016

Não deixe para a última hora! Prazo segue até as 23h59, exclusivamente pela internet.
Em 19/05/2016 00h01 , atualizado em 18/07/2022 10h15 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mais de 6 milhões de candidatos já se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Se você não é um deles, chegou a hora de “apertar o passo”. O prazo para inscrições desta edição acaba às 23h59 de amanhã, 20 de maio.

Tire suas dúvidas sobre as inscrições do Enem

Os interessados em participar do maior exame educacional do país deverão se inscrever exclusivamente pela internet. Os que ainda possuem dúvidas sobre o processo de inscrição podem conferir o nosso passo a passo para evitar surpresas antes das provas.

O pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 68, deve ser feito até as 21h59 de quarta-feira, 25 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. Concluintes do ensino médio, matriculados em escola pública ou participantes que declararem carência estão isentos deste valor. 

O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições, sendo 2,2 milhões de estudantes que estão no último ano do ensino médio. A estimativa deve ser superada, pois os números desse ano até agora são melhores que no mesmo período da edição de 2014, quando 9 milhões de pessoas se inscreveram.

Provas

As provas do Enem 2016 serão aplicadas em 1.716 municípios, nos dias 5 e 6 de novembro, em virtude das eleições que acontecem no mês de outubro. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente, enquanto o início das provas está previsto para as 13h30. O Cartão de Confirmação da Inscrição continuará sendo disponibilizado apenas pela internet. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. 

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas ao longo do ano, até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.

Importância do Enem

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2016 ou pelo telefone 0800-616161.