Enem 2016: prazo para pagamento acaba nesta quarta-feira (25)

Taxa de R$ 68 pode ser paga até às 21h59 em qualquer banco, lotéricas e Correios.
Em 25/05/2016 00h01 , atualizado em 18/07/2022 14h37 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até às 21h59 desta quarta-feira, 25 de maio, para o pagamento da taxa de R$ 68. A participação só será confirmada após o valor pago ser registrado. Estudantes podem pagar em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. 

Geralmente, o prazo para registro de operações bancárias demora em torno de 48 horas. No entanto, a confirmação da última edição do Enem levou até cinco dias úteis para a confirmação do pagamento. Por isso, a recomendação é que não deixe para pagar a taxa na última hora. 

Isenção

A isenção foi automaticamente concedida aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas. Além disso, puderam solicitar a gratuidade do valor os participantes que estudaram todos os três anos na rede pública ou em colégios particulares como bolsistas, cuja a renda familiar mensal por pessoa fosse de até 1,5 salário mínimo. 

A declaração de carência pode levar um tempo de aproximadamente dois dias úteis para ser aprovada. O Ministério da Educação pode solicitar documentação complementar caso considere necessário. 

Os isentos que não participarem do Enem 2016 perderão o benefício na próxima edição em que se inscreverem. Casos com justificativa serão considerados pelo Inep e podem obter novamente a isenção. A medida vale desde 2015, tendo como objetivo a diminuição no número de faltas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 

O Enem 2016 registrou mais de 9,2 milhões de inscritos. Um novo balanço deve ser divulgado em breve com o número de inscrições confirmadas, ou seja, após a realização do pagamento da taxa. A edição de 2015 registrou 7,7 milhões de participantes que pagaram as taxas e/ou obtiveram a isenção do valor. 

As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. O sábado contará com as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, cada uma com 45 questões objetivas. Já o domingo terá as perguntas de Matemática e Linguagens e Códigos, sendo 45 de cada, além da redação. 

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30, sendo todos os horários de Brasília. Procedimentos de segurança serão realizados nos 30 minutos que antecedem a aplicação do exame, tais como a conferência da documentação e uso de detector de metais. A coleta de digital é a novidade desta edição e poderá ser feita em qualquer um dos dois dias. Os malotes só serão abertos na presença de todos os participantes. 

Brasil Escola

Estude com o Brasil Escola para o Enem. Simulados online, videoaulas gratuitas, dicas e correções de edições passadas estão disponíveis de forma rápida e fácil para você! 

Por Lorraine Vilela