Paraná: UFPR e UEL divulgam gabaritos de seus vestibulares

Oferecimento:

Nos dois casos, os estudantes que desejarem, podem interpor recursos.

Em 22/10/2018 09h17 , atualizado em 22/10/2018 14h58
Por Rafael Batista
Crédito da Imagem: Shutterstock

No último domingo, dia 21 de outubro, os estudantes inscritos nos Vestibulares da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Estadual de Londrina (UEL) fizeram as provas da primeira fase. Os gabaritos foram disponibilizados ao fim da aplicação das provas.

Provas e gabaritos UFPR 2018/2019

Provas e gabaritos UEL 2019

UFPR

No caso dos estudantes que prestaram as provas da UFPR o prazo para recursos termina nesta terça-feira, dia 23 de outubro. Os registros devem ser realizados pela internet e a versão final, com os julgamentos destes recursos, deve ser publicado no dia 5 de novembro, mesma data em que a universidade deve divulgar a lista de classificados para a próxima etapa.

Nesta primeira etapa, aproximadamente 3.800 candidatos faltaram, representando uma abstenção de 8.9% dos 43.520 candidatos que fizeram suas inscrições no Vestibular da UFPR.

O ensalamento da 2ª fase está previsto para 21 de novembro. As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 seguintes, etapa que contará com Compreensão e Produção de Textos (três questões discursivas e redação), além de perguntas discursivas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

Além disso, os inscritos para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto devem passar uma prova de habilidades no dia 26 de novembro. Para o curso de Matemática também haverá uma prova específica, mas o cronograma deve ser liberado em 2019.

A previsão é de que o resultado do Vestibular, com a lista de aprovados, seja divulgado em 11 de janeiro de 2019. O cronograma de matrículas e próximas chamadas ainda será informado pela UFPR. 

A oferta da UFPR é de 5.421 vagas em cursos de graduação ministrados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Metade das vagas é destinada a estudantes cotistas, conforme o que prevê a Lei de Cotas.

Outros detalhes no Edital do Vestibular e no Guia do Candidato.

UEL

Os vestibulandos da UEL que julgarem necessário a interposição de recursos contra os gabaritos contam com prazo de até dois dias úteis para formalizarem a queixa. Neste caso, os procedimentos devem ser feitos no site da Cops/UEL.

Esta primeira fase teve ausência de 1.509 candidatos, representando uma abstenção de 7,49% dos 20.135 inscritos no Vestibular da UEL.

A previsão é de que os gabaritos oficiais, com as respostas aos recursos, sejam liberados no dia 1º de novembro. Já o resultado dessa fase, com a lista de classificados para a próxima etapa, deve sair no dia 7 do mesmo mês.

A segunda fase do Vestibular será aplicada nos dias 2 e 3 de dezembro, em locais que serão informados no dia 22 de novembro. Nos dois dias, a avaliação será aplicada a partir das 14h e contará com a seguinte divisão:

- 1º dia: Provas de Línguas e Literaturas: Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Portuguesa; Língua Estrangeira e Redação;
- 2º dia: Provas de conhecimentos específicos;

O resultado final, com a lista de aprovados no Vestibular 2019 da UEL, será divulgado em 18 de janeiro. Os aprovados serão matriculados até o dia 22 seguinte.

Nesta edição, a oferta é de 2.521 vagas em cursos de graduação, desse total 45% está reservado para ações afirmativas, priorizando a ocupação destas por estudantes da rede pública e negros.

Mais informações no site do Vestibular ou pelo Manual do Candidato.