Você conseguiria passar na entrevista de admissão da Universidade de Oxford?

Perguntas variam de acordo com a faculdade e o curso para o qual o estudante estiver se candidatando

Perguntas voltadas para cada curso são feitas em entrevista de admissão da Universidade de Oxford
Crédito da Imagem: hc

Todos os anos, aproximadamente 19.000 pessoas se inscrevem nas graduações da Universidade de Oxford e mais de 26.000, nas pós-graduações. O número já é impressionante por si só, mas fica ainda mais inacreditável quando lembramos que apenas 3.200 vagas são abertas todos os anos para as graduações e 5.400 para os cursos de pós.

Com uma concorrência tão acirrada, a instituição precisa de uma série de fases durante o seu processo de admissão para garantir que apenas os melhores candidatos sejam selecionados. Uma destas fases é uma entrevista presencial ou online feita com estudantes previamente escolhidos.

Esta é uma das partes do processo que deixam os candidatos mais nervosos e ansiosos. Para ajudar a acalmá-los, a Oxford publicou uma lista de exemplos de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista para os candidatos – e quem mais quiser – testarem as suas habilidades retóricas e intelectuais. A intenção da Universidade, com a divulgação, é ampliar o acesso às suas faculdades acadêmicas e desmitificar o seu processo seletivo que entrevista 10.000 pessoas para 3.500 vagas.

A melhor parte é que os exemplos de perguntas vêm acompanhados de explicações sobre respostas consideradas exemplares. Assim, além de testar seu preparo e conhecimentos, os estudantes conseguem verificar se suas respostas seriam consideradas adequadas e estudar os exemplos para compreender o formato esperado pelos recrutadores da Oxford.

Que tipo de perguntas são feitas?

Apenas 50% das pessoas que se inscrevem na Oxford serão convidadas a fazer a entrevista em dezembro após a primeira fase de seleção, que basicamente consiste na avaliação do formulário de inscrição e todos os documentos de suporte enviados por cada candidato. 

Normalmente, o estudante passa por pelo menos duas entrevistas de 20 minutos cada com entrevistadores de diferentes faculdades da Oxford. A Universidade aconselha que os estudantes pensem nesta fase como um “breve tutorial de conversação sobre a sua área de estudo”.

Por isso, as perguntas variam de acordo com a faculdade acadêmica e o curso no qual o estudante estiver se candidatando. Levando em conta que a Oxford é uma das cinco melhores universidades do mundo e a terceira mais concorrida do Reino Unido (atrás apenas de Cambridge e Imperial College London), claramente você deve esperar por perguntas complexas, ambíguas, reflexivas e que testarão quão preparado você está para cursar a área de estudo escolhida.

Exemplos de perguntas

-  Para cursos de Direito:

  • Você acha que deve ser ilegal ultrapassar o sinal vermelho em uma rua deserta o meio da noite?

- Para cursos de Línguas Modernas:

  • O que perdemos ao ler apenas a tradução de um trabalho de literatura estrangeira?
  • O que faz com que um romance ou uma peça seja considerada política? 

- Para cursos de Medicina:

  • Liste os países Bangladesh, Japão, África do Sul e Reino Unido por ordem de taxa bruta de mortalidade.

- Para cursos de Filosofia, Política e Economia:

  • Reflita sobre a responsabilidade individual e moralidade das viagens aéreas.
  • O que exatamente você acredita que significa culpar alguém?

- Para cursos de Matemática:

- Imagine uma escada encostada em uma parede vertical com os pés no chão. O degrau do meio da escada foi pintado de uma cor diferente no lado para que possamos vê-lo quando olharmos a escada de lado. Qual é a forma que este degrau faz quando a escada qual no chão?

- Para cursos de Biologia:

  • O que você pode me dizer sobre este cacto?
  • Por que importaria se os tigres entrassem em extinção?

- Para cursos de História:

O que um historiador acharia interessante na sua cidade?
Imagine que não tivéssemos nenhum tipo de registro do passado, exceto tudo relacionado aos esportes. Quanto do passado poderíamos descobrir?

- Para cursos de Música:

  • Se você pudesse inventar um novo instrumento, que tipo de som ele produziria?

O que a Oxford espera das respostas dos estudantes?

De maneira geral, não existe certo ou errado. Para a maioria as perguntas, o que os recrutadores estão interessados é saber se o candidato é capaz de argumentar e de justificar a sua opinião.

Na pergunta sobre ler apenas a tradução de uma obra estrangeira, por exemplo, a Universidade não espera que o estudante tenha lido nenhum livro específico, mas sim procurar entender a sua opinião sobre a importância de estudar literatura em línguas estrangeiras. Mesmo assim, o estudante pode acabar dando um ou mais exemplos de palavras ou frases que perderam ou perderiam o sentido quando traduzidas para o inglês.

Na questão sobre viagens aéreas para candidatos da área de Filosofia, Política e Economia, o candidato pode discorrer sobre mudança climática, por exemplo. Não se trata de um teste sobre conhecimentos filosóficos, e sim um teste da capacidade de pensar criticamente sobre a responsabilidade individual em uma ação coletiva prejudicial. A resposta do candidato pode levar o recrutador a questioná-lo sobre o que seria uma razão moral, em contrapartida a uma razão prática ou prudente.

Resumidamente, não há como prever como será a sua entrevista. O ideal é estudar a fundo a lista de exemplos de questões divulgada pela Oxford, não para aprender as respostas certas, mas para compreender os seus próprios pontos de vista, como sustentá-los de forma coerente, treinar sua argumentação e como formular uma resposta considerada satisfatória.