3 bolsas de estudo pelo mundo para quem quer estudar Ciências da Computação

Oferecimento:

Microsoft e universidades no Reino Unido e na Austrália são excelentes opções para estudar Ciência da Computação no exterior.

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil

A área de Ciência da Computação cresceu não só em demanda no mercado de trabalho como também em popularidade nas universidades do mundo inteiro. A procura por profissionais qualificados só tende a aumentar, especialmente com a necessidade de adaptar diferentes funcionalidades da vida cotidiana ao ambiente virtual, potencializada pela pandemia, como os estudos, vendas e até mesmo os testes de proficiência no inglês como o IELTS e o TOEFL.

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação

Para isso há um número considerável de bolsas de estudo pelo mundo inteiro para estudantes interessados em uma graduação ou pós-graduação em Ciência da Computação, oferecidas tanto por universidades quanto por organizações externas e empresas famosas da área, como IBM, Microsoft e Google.

A seguir, reunimos três exemplos bem distintos:

1. Programa de Bolsa de Estudo da Microsoft nos EUA, Canadá e México

A bolsa de estudo do programa da Microsoft cobre as taxas de ensino de estudantes matriculados em bacharelados integrais nos Estados Unidos, Canadá ou México em Ciência da Computação ou relacionados às áreas de STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Os estudantes internacionais podem se inscrever, desde que passem primeiramente pelo processo seletivo e sejam admitidos em um dos países participantes do programa.

Os candidatos devem ter:

  • Um histórico escolar de excelente desempenho com uma média acumulativa (GPA) de 3.0 em uma escala 4.0 ou uma média acumulativa de 4.0 em uma escala 5.0;
  • Um progresso satisfatório em disciplinas relacionadas à Ciência da Computação ou áreas de STEM;
  • Paixão por tecnologia, excelência acadêmica e atitudes de liderança.

Devido à pandemia, o programa cancelou as inscrições de 2020, mas deve retornar em 2021. Visite o site oficial do Programa de Bolsas de Estudo da Microsoft.

2. Graduações na Royal Holloway, University of London

A renomada Royal Holloway, University of London – 23ª melhor instituição de ensino superior do Reino Unido de acordo com o Complete University Guide – oferece bolsas de estudo para graduações nas áreas de Ciências da Computação.

As Donald Davies Computer Science Scholarships valem £ 1.000 (libras) para o primeiro ano de estudos e podem ser renovadas para £ 500 adicionais no segundo, terceiro e quarto ano.

Não há inscrição à parte. Todos os candidatos ao bacharelado de Ciências da Computação da Royal Holloway automaticamente concorrem à bolsa e os selecionados são avisados no momento da matrícula. 

A seleção é feita por excelência escolar com base nas notas finais no ensino médio dos candidatos. Geralmente, para conseguir uma das bolsas, você precisa de uma média classificada como First class no seu boletim, de acordo com o sistema de diplomas britânico.

Saiba mais sobre a Royal Holloway, University of London

3. Bolsa de Estudo “Mulheres na Tecnologia” na Austrália

A Monash University, na Austrália, mantém a Women in Technology Scholarship, uma bolsa de estudo para mulheres se candidatando à graduação de Tecnologia da Informação da instituição.

Nesse processo também não é preciso se inscrever especificamente às bolsas. Todas as candidatas são automaticamente consideradas ao se inscrever em um dos cursos de Tecnologia da Informação da Universidade pelo serviço centralizado VTAC e a Monash seleciona as estudantes com os melhores desempenhos escolares.

A bolsa de estudo vale US$ 6.000 para o primeiro ano acadêmico de estudos e é concedida a até 50 estudantes todos os anos. Visite o site oficial da Monash University.