3 bolsas de estudo pelo mundo para quem quer estudar engenharia

Inglaterra, Austrália e Holanda possuem ótimas universidades que oferecem bolsa de estudo para estudantes internacionais de Engenharia.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Interessado em um bacharelado de Engenharia no exterior? Nós selecionamos três opções de bolsas de estudo oferecidas especificamente a estudantes internacionais para graduações de Engenharia em três grandes destinos de estudo. Confira abaixo!

1. Bolsa de estudo internacional da University of Manchester, no Reino Unido

A University of Manchester, no Reino Unido, virou oficialmente uma universidade em 2004 com a união da Victoria University of Manchester e a University of Manchester Institute of Science and Technology. Mas a sua história começou em 1824, portanto, ela tem um longo histórico de ensino superior em ciências e tecnologia.

A sua Faculdade de Ciências e Engenharia (Faculty os Science and Engineering) oferece dez bolsas de estudo de £ 2.000 (libras) cada por ano para candidatos internacionais qualificados.

Os critérios para a inscrição nas International Excellence Undergraduate Scholarships são os seguintes:

  • As bolsas se aplicam a qualquer programa de graduação da Faculdade de Ciências e Engenharia da University of Manchester;
  • Elas são concedidas a candidatos internacionais com base em alto desempenho nos últimos exames do ensino médio (ou equivalente) e referência acadêmica no formulário de inscrição do UCAS;
  • Atividades extracurriculares também serão levadas em consideração, por exemplo, contribuição para atividades da sua escola ou comunidade, a partir de informações preenchidas no formulário de inscrição do UCAS;
  • Não há uma inscrição separada na bolsa de estudo; todos os estudantes internacionais que estiverem se candidatando a uma graduação da faculdade serão automaticamente considerados.

A Manchester tem cursos nas áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecatrônica. As International Excellence Undergraduate Scholarships podem ser renovadas anualmente para quem estiver matriculado como estudante integral, desde que mantenha um padrão adequado de desempenho acadêmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Bolsa de estudo internacional da University of Newcastle, na Austrália

A University of Newcastle, na Austrália, é uma instituição de pesquisa classificada como a 197ª melhor do mundo, segundo o QS World University Rankings de 2021. Ela se destaca em áreas de estudo de Engenharia de Minas e Mineração, Automação e Controle, Enfermagem, Arquitetura, Educação, entre outras.

A sua Faculdade de Engenharia e Ambiente Edificado (Faculty of Engineering and Built Environment – FEBE) oferece a International Undergraduate Scholarship, uma bolsa de estudo parcial que concede um desconto de A$ 5.000 (dólares australianos) por ano a estudantes internacionais candidatando-se a bacharelados do campus Callaghan.

Os candidatos estrangeiros não precisam de nenhuma inscrição adicional à bolsa; ao se candidatarem ao bacharelado escolhido, a Universidade avalia quem atinge um dos desempenhos escolares mínimos listados abaixo e automaticamente seleciona os bolsistas mais qualificados:

  • Média de 85 de acordo com a classificação australiana de admissão no ensino superior (chamada de ATAR) para quem acaba de concluir o ensino médio (sem nenhum tipo de estudo de ensino superior, incluindo preparatório);
  • Média de 94 equivalente à ATAR para quem já começou ou concluiu algum tipo de qualificação do ensino superior.

O valor da International Undergraduate Scholarship é descontado semestralmente nas taxas de ensino do estudante. Portanto, ela equivale a A$ 2,500 por semestre e pode ser renovada por até quatro anos, que costuma ser a duração de um bacharelado completo.

Para concorrer, você pode escolher um bacharelado em qualquer concentração de Engenharia, como Sistemas Aeroespaciais, Química, Civil, Ambiental, Elétrica e Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, de Software e de Energia Renovável. Além disso, a bolsa também vale para os bacharelados de Design, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Gestão da Construção e Agrimensura.

Saiba mais sobre a University of Newcastle.

3. Holland Scholarship, na Holanda

A Holland Scholarship é um programa de bolsas de estudo direcionadas a estudantes internacionais de fora do Espaço Econômico Europeu interessados em um bacharelado ou mestrado na Holanda, financiado pelo Ministério de Educação, Cultura e Ciência holandês.

As bolsas de estudo são parciais, não renováveis e equivalem a um desconto de € 5.000 (euros) no primeiro ano de estudos.

Para se candidatar, você precisa:

  • Ser de um país de fora do Espaço Econômico Europeu e não ter nacionalidade europeia;
  • Inscrever-se em um bacharelado ou mestrado de uma universidade holandesa participante do programa;
  • Atender aos requisitos específicos de admissão para o seu curso de bacharelado ou mestrado escolhido;
  • Não ter um diploma acadêmico prévio de uma instituição holandesa.

Diversas das principais universidades de pesquisa e universidades de ciências aplicadas da Holanda fazem parte do programa, como a Leiden University, Utrecht University, Maastricht University, VU Amsterdam, Radboud University, University of Twente, The Hague University of Applied Sciences e muito mais.

O processo de seleção é aberto anualmente quase sempre em novembro; os prazos de inscrição vão até fevereiro e maio. As seleções para o ano acadêmico de 2021-2022 começarão no dia 1º de novembro de 2020.

Visite o site oficial.