Whatsapp
Em 16/08/2013 10h39 , atualizado em 16/08/2013 10h52

O sistema de classificação de diplomas do Reino Unido

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

O Reino Unido utiliza um sistema de notas para classificar os diplomas de bacharelado de seus estudantes e profissionais e também dos estrangeiros que gostariam de estudar no país. Este sistema é usado ou reconhecido em outros países (como Irlanda, Singapura e Hong Kong), com algumas pequenas alterações; e é similar ao sistema de honras utilizado no Reino Unido e nos Estados Unidos (Honours Degree), pois a principal distinção feita entre os diplomas é se eles foram ou não concedidos com honras.

Encontre cursos na Inglaterra pelo Hotcourses Brasil.

Os estudantes britânicos, ao concluírem o curso de graduação, costumam prestar o exame de honras para tentar melhorar a classificação do diploma. Um diploma "comum" (ordinary ou pass), sem honras, significa que o estudante não conseguiu um resultado satisfatório no exame "de honras". Para os estudantes que não prestarem a prova com a conclusão do curso, a maioria das universidades classifica os diplomas de acordo com a média geral de aproveitamento dos estudantes durante a graduação. A média é avaliada em porcentagem, e a partir dela, é dada a classificação do diploma. Veja na tabela:
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Quando o estudante recebe um "diploma com honras", ele pode acrescentar o sufixo (Hons) à classificação do diploma, por exemplo, BA (Hons), ou seja, "Bacharelado de Artes (com Honras)". Quanto melhor a classificação do seu diploma, maior as suas chances profissionais e também a maior a probabilidade de ser admitido em uma universidade para continuar os estudos acadêmicos em um curso de pós-graduação, seja no Reino Unido ou em outros países.

Por isso, quando você for procurar por cursos acadêmicos no Reino Unido, pode encontrar entre os requisitos de admissão a exigência de uma média mínima, normalmente, 2:1 ou 2:2. Os estudantes que tiverem uma classificação inferior à exigida podem ser admitidos se comprovarem experiências profissionais na área do curso almejado.

Como outros países - incluindo o Brasil - não utilizam o mesmo sistema de classificação, a maioria das universidades britânicas possui uma equipe de admissão preparada para avaliar os diplomas de estudantes internacionais e validá-los no Reino Unido.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
O suporte pode ser de até £3.000 para cursos de mestrado; aulas começam em setembro.
Os estudantes brasileiros com passaporte europeu podem solicitar financiamento estudantil no Reino Unido. Saiba como!
Confira as principais dicas para se ter uma boa experiência de estudo nos países do Reino Unido.
Estudo mostra as profissões que despertam maior interesse atualmente.
Confira pesquisa realizada pela ComRes e encomendada pelo Universities UK a respeito da visão dos britânicos sobre estudantes internacionais.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES